São Paulo – O paranaense Nilceu Aparecido dos Santos justificou neste domingo o apelido "The Flash", adquirido depois de garantir várias vitórias nos últimos metros das provas. Campeão da 9 de Julho, do Meeting Internacional de Goiânia e do Desafio Extra de Fórmula 1 em 2004, Nilceu abriu a temporada 2005 com uma grande vitória na Copa América de Ciclismo, disputada por 238 atletas na categoria elite masculina, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Estreante na equipe Scott/Marcondes César/Fadenp/São José dos Campos, ele completou os 33,6 quilômetros de percurso em 45min52seg, numa excelente média de 43,9 km/h.

Um exemplo da chegada disputadíssima é que Leon registrou o mesmo tempo de Nilceu nos resultados oficiais. Vitórias como essa, obtidas no fotofinish, são a especialidade do ex-ciclista da Memorial/Santos, que tem muita velocidade no sprint. "Sempre decido o melhor momento de atacar no final. Estou bem preparado fisicamente e a chegada sempre foi o meu forte", comentou o atleta.

Com a vitória de Nilceu, o Brasil agora tem três primeiros lugares contra dois obtidos por estrangeiros na competição.

O próximo desafio do ciclista será a Volta Internacional do Estado de São Paulo, que começa dia 16 e vai até o dia 23. "A volta é outro tipo de competição e exigirá muito trabalho da equipe", analisou.

A Copa América, que distribuiu R$ 21 mil em prêmios, reuniu cerca de 600 atletas em todas as categorias e mostrou muito equilíbrio na elite masculina.