A temporada 2007 também começa no Nordeste brasileiro. Os três principais campeonatos da região dão a largada neste final de semana, com times animados e fórmulas simples e eficientes.

Em Pernambuco, o torneio terá duas equipes supermotivadas. Sport e Náutico, que voltaram à Série A em 2007 depois de longos períodos na Segundona, buscam retomar a hegemonia no Estado. O atual campeão é o Santa Cruz, que decepcionou no Brasileirão e acabou na lanterna, com a pior campanha na história dos torneios por pontos corridos. Os três grandes do Recife dominam a competição desde 1944, quando o América foi campeão.

Na Bahia, a dupla Ba-Vi luta para evitar o fiasco de 2006, quando o pequeno Colo-Colo, de Ilhéus, levantou o título e rompeu a série de 37 anos sem conquistas de clubes do interior. Enquanto o Bahia tenta juntar os cacos e sair da crise financeira e política, o Rubro-Negro ao menos vislumbra um ano mais motivante com o acesso à Série B.

No Ceará, a disputa é restrita à dupla Ceará-Fortaleza desde 1996 – o Vovô venceu a disputa no ano passado. Mas o Ferroviário, terceiro força, pode surpreender – no ano passado, o time chegou à fase final da Série C e quase subiu à Segundona.

Os campeonatos de Alagoas e Sergipe também começam no final de semana.