Grande destaque da seleção alemã de basquete, Dirk Nowitzki não disputará o Mundial da Turquia, que começará a ser disputado em agosto. A confirmação do desfalque foi realizada nesta terça-feira pela Federação Alemã de Basquete.

O retorno de Nowitzki à seleção deve ocorrer no Campeonato Europeu de 2011, competição que serve também como qualificatório para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. A desistência foi anunciada pouco tempo depois do pivô de 32 anos acertar sua renovação com o Dallas Mavericks.

“No próximo verão, gostaria de tentar ajudar a seleção a se classificar para a Olimpíada”, afirmou Nowitzki no comunicado da federação. “Assinei um novo contrato com o Dallas e gostaria realmente de estar concentrado 100% para o início da próxima temporada da NBA”.

Nowitzki já foi eleito para nove All-Star Games da NBA, além de ter sido o MVP (jogador mais valioso) em 2007. Em 13 de janeiro, o alemão tornou-se o 34º jogador a chegar a 20 mil pontos na carreira – atualmente, é o 27º maior pontuador da história.