Divulgação
Fábrica alemã ?renova? bólido para a temporada 2008.

De todas as marcas que participam dos vários campeonatos GT3 que são realizados na atualidade – europeu, alemão, belga e brasileiro, entre outras versões -, a Porsche está sempre presente, emprestando toda a tradição de décadas de participação nos principais torneios e provas especiais do mundo. Mas depois de uma promissora estréia em 2006, quando venceu o primeiro campeonato europeu da categoria, o supercarro alemão deixou de impor sua supremacia perante os rivais no ano passado. Por isso, a fábrica já anunciou que irá lançar em 2008 uma nova versão do bólido, visando à recuperar a supremacia.

Único modelo criado pelo próprio fabricante – as demais marcas do GT3 são desenvolvidas por empresas das mais diversas nacionalidades -, o Porsche 997 deve ganhar um significativo ?upgrade? para o campeonato de 2008. Informações que circulam na Europa mencionam um ?carro novo?. Sabe-se que o desenvolvimento de um modelo totalmente novo requer investimentos e um tempo de maturação de projeto relativamente longo, mas isso não deve ser problema para a vitoriosa marca alemã, já que o ponto de partida deve ser o próprio modelo 2007. Portanto, em vez de um bólido 100% inédito, aguarda-se o carro atual totalmente repaginado, dotado de inovações para disputar os primeiros lugares nesta temporada.

Para causar expectativa, a ficha técnica distribuída pela GT3 européia mantém todos os dados do veículo em branco, sugerindo grandes mudanças no 997. Segundo a empresa que realiza os torneios da GT3 na Europa, o SRO Motorsports Group, a Porsche confirmou oficialmente o projeto do novo carro, que deverá ser apresentado nos testes de equalização pré-temporada previstos para ocorrer no próximo mês de março.

A versão européia da GT3 também acena com a presença definitiva do Jaguar XKR e do Ford Mustang – no ano passado eles participaram de poucas corridas -, o que tornará a categoria ainda mais atraente e disputada nesta temporada.