A maior edição das Olimpíadas Escolares etapa de 15 a 17 anos vai começar de 25 deste mês a 8 de dezembro, em Cuiabá (MT) reunindo quase quatro mil atletas na disputa de 13 modalidades. No total, o evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai reunir cerca de seis mil participantes entre atletas, técnicos, árbitros e voluntários.

Ao todo estarão representadas 1.217 escolas públicas e particulares dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfritriã. A delegação do Paraná embarca para Cuiabá nesta sexta-feira.

composta por 180 integrantes.

Historicamente o estado vai bem na competição e hoje pode se colocar como uma das grandes forças esportivas do país no xadrez, atletismo, ginástica rítmica e voleibol, por exemplo.

O estado vai participar desta edição das Olimpíadas Escolares com representantes de 59 escolas de 17 municípios: Curitiba, Maringá, Londrina, Cianorte, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Astorga, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Tamboara e Toledo.

Serão 13 modalidades em disputa e o Paraná vai participar de todas (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Além disso, os alunos/atletas terão uma intensa programação de atividades paralelas, com destaque para a presença de ídolos do esporte olímpico nacional, como os campeões olímpicos Arthur Zanetti, da ginástica artística, e Sarah Menezes, do judô, que atuarão como embaixadores, transmitindo suas experiências para a nova geração do esporte nacional.