Os dois clubes que fizeram o interior paranaense ‘renascer’ se encontram neste sábado (13). Em situações opostas na Série B do Campeonato Brasileiro, Operário e Londrina jogam às 19h no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, buscando além dos três pontos na Segundona, um maior protagonismo no Estado. Exemplos de recuperação e organização, Fantasma e Tubarão deram ao nosso futebol uma nova força. O jogo terá transmissão do canal Premiere.

+ Confira a tabela e a classificação da Série B!

Há 15 anos, Operário e Londrina viviam situações complicadas. Os tempos de glória tinham ficado para trás, outros clubes tinham assumido o posto deles como principais forças do interior. Enquanto a Adap chegava em final do Paranaense, o Iraty revelava jogadores e o Paranavaí era campeão estadual, a dupla vivia o ostracismo de más campanhas e uma frágil participação nacional.

+ Especial: Ex-jogador do Paraná Clube diz não ter mágoas com quem o ameaçou nas redes sociais

Tudo mudou com organização. Primeiro foi o LEC. Com a gestão do futebol assumida por Sérgio Malucelli, o Tubarão se reergueu de forma espetacular. Montou uma boa estrutura, formou bons times e os resultados começaram a vir. Título paranaense em 2014, acessos consecutivos da Série D para a Série C e depois para a Série B, e campanhas muito boas desde a entrada na Segundona, sempre passando perto do acesso.

Depois veio o Operário e também fez história. Com um grupo de gestores liderados por Álvaro Góes, o Fantasma foi campeão estadual em 2015, e mesmo com um rebaixamento no Paranaense do ano seguinte, o clube seguiu o planejamento, voltou à elite e conquistou dois títulos brasileiros seguidos – a quarta divisão em 2017 e a terceira em 2018.

+ Rigor: Cantos homofóbicos serão punidos pelo STJD

Mais rodado em Série B, o Londrina está no G4. Fechou a primeira parte da competição na terceira posição, e a campanha sólida deixa claro que o time é um real postulante ao acesso. Ainda se adaptando, o Operário foi irregular, e fechou as oito primeiras rodadas na zona de rebaixamento. A expectativa alta foi substituída pela mobilização para sair da má situação.

Para o jogo de hoje, o Fantasma terá que fazer alterações na sua base. O zagueiro Sosa foi diagnosticado com embolia pulmonar e terá que ficar três meses afastado. Chicão está lesionado e Jardel será o volante. E o técnico Gerson Gusmão decidiu mudar a forma do time atacar, tirando o centroavante de ofício (Bruno Batata ou Schumacher) e colocando Uilliam ao lado de Felipe Augusto.

+ Política: Entenda a relação do presidente Jair Bolsonaro com o futebol

No Tubarão, o técnico Alemão segue sem Dagoberto, e Safira também está lesionado. Sílvio voltou a treinar, mas não deve ser titular no Germano Krüger. Marcondes vai seguir na zaga, e Breno e Paulinho Moccelin vão ocupar as vagas dos negociados Felipe Vieira e Marcelinho. No ataque, Carlos Henrique volta a vestiar a camisa 9.

Ficha técnica

SÉRIE B
1º Turno – 9ª Rodada

OPERÁRIO x LONDRINA

Operário
Simão; Maílton, Rodrigo, Lázaro e Julinho; Índio, Jardel e Marcelo; Cleyton, Uilliam e Felipe Augusto.
Técnico: Gerson Gusmão

Londrina
Matheus Albino; Raí Ramos, Marcondes, Augusto e Breno; Anderson Leite, Germano e Higor Leite; Paulinho Moccelin, Carlos Henrique e Anderson Oliveira.
Técnico: Alemão

Local: Germano Krüger
Horário: 19h
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Assistentes: Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS) e André da Silva Bittencourt (RS)

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!