A diretoria do Palmeiras anunciou na noite desta quarta-feira a venda do meia Cleiton Xavier ao FC Metalist Kharkiv, da Ucrânia. O jogador já se desligou da concentração e não enfrentará o Santos, no clássico desta quinta-feira, no Pacaembu.

Sem dar detalhes sobre a negociação, o clube não citou valores e nem possíveis substitutos para o jogador nesta retomada do Campeonato Brasileiro. Em nota, o Palmeiras avisou que dará mais informações sobre a saída do meia durante a apresentação do técnico Luiz Felipe Scolari, na manhã desta quinta.

Cleiton Xavier, de 27 anos, chegou ao Palmeiras no início de 2009, após se destacar no Figueirense, no ano anterior. Em São Paulo, disputou 90 jogos com a camisa alviverde e marcou 16 gols. O meia, porém, se sobressaiu ao dar eficientes assistências para os atacantes palmeirenses.

Na Europa, Cleiton Xavier vai defender o terceiro maior time da Ucrânia, atrás do Dínamo de Kiev e do Shakhtar Donetsk. O Metalist Kharkiv terminou o último campeonato nacional na terceira colocação, garantindo uma vaga na Liga Europa, cuja fase principal terá início no final de agosto.