Depois de se reerguer do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2003, o Palmeiras começa 2008 voltado a sentir os problemas inerentes aos novos ricos do País.

O técnico Vanderlei Luxemburgo disse em entrevista à rádio Jovem Pan que depois do anúncio de que o Estádio Palestra Itália passará por obras de modernização, do contrato de patrocínio com a Fiat e que a Traffic investirá milhões para montar um time forte, quando os empresários ficam sabendo do interesse do Palmeiras por um atleta, o valor da negociação sobe vertiginosamente.

O clube já conviveu com essa realidade durante a parceria com a Parmalat (1992/2000), assim como outros clubes que fizeram parcerias milionárias ou venderam jogadores por verdadeiras fortunas em relação ao nível médio do futebol brasileiro.

O técnico Vanderlei Luxemburgo trata pessoalmente com empresários e jogadores. Está atrás do atacante Alan Kardec, do Vasco, e de pelo menos outros dois reforços. O único contratado até agora é o atacante Alex Mineiro, ex-Atlético Paranaense.