Preparador físico de maior sucesso no Brasil, responsável pelo treinamento de atletas como Ayrton Senna e Rubens Barrichello, Nuno Cobra esteve ontem em Curitiba para uma palestra promovida pela Paraná Clínicas, no Estação Embratel Convention Center. Durante as mais de três horas que falou para o público curitibano, Nuno explicou o funcionamento de seu método, o ?treinamento personalizado?, abordado em seu livro A semente da vitória, que já vendeu mais de 350 mil exemplares e tem sido citado, inclusive, pelo presidente Lula.

Na visão de Nuno, o bem mais valioso que temos é a saúde. Para ele, ter saúde não é simplesmente não estar sofrendo de alguma enfermidade. Para o preparador físico, saúde é a capacidade de a pessoa viver com exuberância, ter energia, vitalidade e muita disposição para tudo. Por isso, Nuno Cobra defende que uma vida saudável começa com o sono, seguida do movimento (atividade física). A seguir, segundo o conceito formulado por Cobra, vem a alimentação adequada e, por fim, a respiração e o relaxamento.

Nuno Cobra reforçou ainda que a atividade física influencia diretamente na qualidade de vida e, conseqüentemente, aumenta o rendimento e a disposição das pessoas no trabalho. ?Buscando o desenvolvimento de sua saúde e a qualidade de vida, você vai se sentir melhor com você, com sua família e também com seu trabalho.? Com base neste preceito, ele prega que a atividade física tem que ser, acima de tudo, agradável à pessoa, ?nada de malhação estúpida?. Assim, segundo Nuno Cobra, na atividade física não existe disciplina, e sim, motivação.