O lateral Edu Silva, um dos primeiros contratados, e o goleiro Felipe, o último reforço a chegar à Vila Capanema, encerraram ontem o ciclo de “apresentação oficiais” no Paraná Clube. Com contratos de um ano, ambos destacaram o desejo de “colocar o Paraná no seu devido lugar” nessa temporada, sonhando com a vaga entre os titulares.

A missão do ala, na teoria, é mais fácil. Experiente, veio para ser o titular da ala-esquerda. O outro jogador da posição, o garoto Wellington, será observado ao longo do Paranaense. “Mas, para confirmar a posição, é preciso trabalhar”, frisou Edu Silva, esperando reviver no Tricolor o melhor momento de sua carreira, em 2003, no Internacional. “Fomos campeões gaúchos e quase chegamos à Libertadores”, recordou.

Seu último clube foi o Brasiliense e lá recebeu boas referências do Paraná do companheiro Edinho (que vestiu a camisa tricolor entre 2004-05). “Ele me disse que aqui é muito bom para se trabalhar. Sei que a cobrança será intensa, mas isso a gente compensa com muito trabalho e bons jogos”, disse Edu Silva.

Em seu segundo dia de clube, o goleiro Felipe destacou a atenção dada por todos desde a sua chegada. “Fui muito bem recebido. Estou feliz e pronto para ajudar o Paraná a ter um grande ano”, disse o jogador, prometendo empenho para vencer o duelo pela camisa 1 do Paraná. “Quem estiver em melhor condições, vai jogar. Então, vamos à luta, com muita humildade e profissionalismo.”

Felipe viveu quase dois terços de sua vida dentro do Santos e agora dá os primeiros passos em um novo clube. “Senti que era o momento de sair e jogar”, comentou. A renovação do contrato de Fábio Costa o motivou a buscar novos rumos. O goleiro tem ainda um extenso currículo nas seleções de base. “Estive nas seleções sub-16, 17, 18 e 20. Conquistamos um título sul-americano e um vice mundial. Só lamento  não ter ido às Olimpíadas.”

Indagado sobre o seu estilo, Felipe não vacilou ao destacar seu maior ídolo: Zetti. “Sempre me espelhei muito nele”, disse o jogador, sabendo que num passado recente Zetti comandou o Paraná Clube.