O Paraná Clube dá hoje o primeiro passo concreto para tentar “salvar” seu calendário para o ano que vem. À tarde, o clube reúne na sede da Kennedy os demais nove integrantes da Divisão de Acesso, buscando a antecipação do início da disputa do torneio, inicialmente previsto para a segunda quinzena de maio. O objetivo do Tricolor é que a largada da competição ocorra entre fevereiro e março.

Seria a alternativa para que o clube não se visse obrigado a disputar duas competições simultâneas entre os meses de maio e agosto. A Série B do Campeonato Brasileiro começa no dia 19 de maio. A negativa dos clubes do interior obrigaria o Paraná a praticamente montar dois times para duas competições paralelas. A própria FPF, que prefere “lavar as mãos” e entregar a decisão aos clubes, teria dificuldades para encaixar dezoito rodadas da primeira fase da Divisão de Acesso num período em que a Série B apresenta uma frequência grande de jogos.

Internamente, o Paraná acredita que o encontro de hoje não será definitivo. “Vamos apresentar ideias e alguns projetos”, diz, resumidamente, o vice financeiro Celso Bittencourt. O clube prefere tratar a questão de forma sigilosa. “É uma opção estratégica. Não há o que ser dito, por enquanto”, confirma Bittencourt. Apesar do silêncio dos paranistas, a proposta mais viável englobaria o custeamento de todas as despesas de viagens do clubes (translado, hospedagem e alimentação) ao longo de toda a competição.

Na prática, se aceita, a oferta representaria uma economia significativa para os clubes. Guardadas as proporções, seria o que ocorre nas Séries A e B do Brasileiro, onde os clubes têm essas despesas custeadas pela CBF e seus patrocinadores. A antecipação da Divisão de Acesso seria a primeira alternativa para o Paraná Clube tentar estabelecer uma tabela equilibrada no primeiro quadrimestre de 2012. Até aqui, com presença assegurada na Copa do Brasil (através do ranking da CBF), o Tricolor só teria jogos oficiais a partir de março.

Com o término de suas competições oficiais, a Confederação Brasileira de Futebol divulgará nos próximos dias o novo ranking atualizado, bem como o emparceiramento dos clubes e a tabela da primeira fase da Copa do Brasil.