Divulgação
Natação também garantiu ouro.

O Paraná fechou com chave de ouro sua participação na fase sul-brasileira dos Jogos do Sesi, realizada de 7 a 9 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS).

A competição reuniu mais de 900 atletas dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Com uma delegação composta por 260 atletas de 16 indústrias, o Estado conquistou 26 medalhas de ouro nas modalidades coletivas basquete, bocha trio, futebol sete livre, vôlei de praia e nas individuais: tênis, bolão masculino, dominó, xadrez, natação e atletismo. Trabalhadores-atletas de 10 empresas paranaenses se classificaram para a fase nacional, a ser disputada em 2008, em Manaus.

Enquanto a equipe de futebol sete livre da Pormade, de União da Vitória brilhou pela primeira vez no lugar mais alto do pódio do sul-brasileiro, as equipes de basquete da Robert Bosch e de vôlei de areia da Sadia de Toledo foram mais uma vez as campeãs de suas modalidades.

Divulgação
Equipe de basquete da Robert Bosch terminou em 1.º lugar.

Além de ter atletas classificados para a etapa nacional, a delegação paranaense foi destaque com a quebra de recordes da competição na natação e atletismo. Ao todo foram sete tempos melhorados pelos atletas do Estado.

Na natação feminina, Marcia Rezende, da Copel Curitiba, fez 42?20 nos 50 metros peito. Alessandra Sattori, da Novozymes, de Araucária, atingiu 41?30 nos 50 metros costas. A equipe feminina sênior do revezamento 4×50 da Copel Curitiba também bateu o recorde da categoria com 2?31?52 e garantiu o ouro.

No masculino sênior, Newton Kaminski, da Itaipu, quebrou o recorde dos 50 metros peito, atingindo a marca 32?68 e levando o ouro. Kaminski levou para casa mais dois ouros, nos 50 metros livre e no revezamento 4×50 sênior. Outro recorde da natação foi Alexandre Rech, da Brose de São José dos Pinhais. O trabalhador-atleta cumpriu os 50 metros costas em 30?29. Outro paranaense que se destacou nas piscinas gaúchas foi Rodrigo Ribeiro da Renault, de São José dos Pinhais, que venceu as provas dos 50 metros livre e borboleta. Ele integrou também a equipe campeã do revezamento 4×50 livre.

No atletismo, o destaque foi Ednaldo Coutinho dos Santos, da Volkswagem, que além de impor uma nova marca na disputa dos 100 metros, completando a prova em 10?44, foi ouro nos 200 metros. Ednaldo também compartilhou o ouro com os companheiros no revezamento 4×100.

Agora os trabalhadores paranaenses começam a treinar para disputar a fase nacional do ano que vem.