A equipe paranaense chegou determinada na Copa das Federações, que está sendo disputada em Brasília. Nesta segunda-feira, na estréia do torneio, os paranaenses foram os líderes no número de vitórias, das dez categorias que entraram em quadra, nove venceram. A Copa das Federações envolve 15 federações brasileiras.

Os tenistas paranaenses venceram em três confrontos contra a equipe da casa, nos 10 e 16 anos feminino e nos 12 anos masculino, pelo placar de 2 a 1. Foram duas vitórias contra os cearenses, nas categorias 14 e 18 anos masculino, com o placar de 3 a 0. Nos 12 anos feminino, as paranaenses venceram por 3 a 0, diante do Mato Grosso. Os cariocas também perderam por 3 a 0 para o Paraná, na categoria 10 masculino. Perante o Mato Grosso do Sul, os paranaenses ganharam na categoria 14 feminino. Para completar o número de vitórias, a categoria 16 feminino derrotou a equipe goiana por 3 a 0. A derrota só foi sofrida nos 18 anos feminino.

O objetivo de cativar o espírito de equipes e premiar o Estado com o maior número de vitórias, incentiva os jogadores que acompanham os jogos, com torcida uniformizada, munidos de pandeiros e faixas, que dão um toque especial no tradicional evento, que acontece desde 1979.

O torneio tem o mesmo formato da Copa Davis, sendo jogado entre as federações, em melhor de três partidas- duas de simples e uma de duplas.O sistema de pontuação do Interfederações garante 1 ponto para quartas-de-final, 3 pontos para semifinal, 5 pontos para o vice-campeão e 8 pontos para o campeão. A classificação final só será definida após o término de todas as finais.

Os jogos da Copa da Federações continuam na quarta-feira, a partir das 09 horas, com os jogos dos 14 anos feminino. As demais categorias voltam às quadras na quinta-feira, no mesmo horário. Devido a estréia dos jogos do Brasileirão, não houve jogos nesta terça-feira pela Copa das Federações.