Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o São Paulo não tomou conhecimento da equipe do Paraná e goleou por 6 a 0, neste sábado (1º/09), no Morumbi, em São Paulo. Com o resultado, a equipe paulista chegou aos 50 pontos e abriu 11 de vantagem para o vice-líder Cruzeiro.

O Paraná, que sofreu hoje a maior derrota em campeonatos brasileiros, complica sua situação na tabela, permanecendo com 28 pontos, na 14ª colocação. Dependendo dos resultados deste domingo, o time pode ficar bem próximo da zona de rebaixamento.

O destaque da partida hoje não foi a defesa do time paulista, que não toma gol há sete rodadas no torneio, mas sim o bom funcionamento do ataque, que com Aloísio e Dagoberto infernizaram a zaga paranaense. 

Do lado paranista, o resultado brecou um esboço de reação iniciada desde a chegada de Lori Sandri à equipe. Com o treinador, o time havia batido o Juventude e obtido bom empate diante do Cruzeiro.

O jogo

Nos instantes iniciais do primeiro tempo, o São Paulo pouco foi agredido e criou as melhores chances de gol. Em uma delas, Aloísio, com um belo chute de longe, não deu chances a Flávio e abriu o marcador, aos 27 minutos. Os jogadores do Paraná reclamaram de uma suposta falta de Aloísio.

Após o lance, o Paraná finalmente começou a sair para o jogo e deixou mais espaços para o time do Morumbi, que ampliou com Dagoberto, aos 33 minutos, após bonita jogada na entrada da área.

A equipe comadada por Lori Sandri errou muitos passes, e nas poucas oportunidades que surigiram, os atacantes finalizaram muito mal.

Melhor para os donos da casa, que reservaram o gol mais bonito do jogo e, talvez, do campeonato, para os 37 minutos do primeiro tempo. Souza dominou na intermediária, driblou três marcadores e chutou com um leve toque na saída de Flávio.

Preocupado com a situação do time, Lori Sandri promoveu duas mudanças no intervalo, abandonando o 3-5-2 e adotando o 4-4-2, mas com três volantes. A alteração não deu certo, e o São Paulo ampliou. Em contra-ataque, Souza driblou um adversário e deixou Dagoberto livre para fazer mais um, aos 17 minutos.

Aos 22 minutos, Aloísio chutou forte do lado direito da área e fez seu segundo gol no jogo. Aos 33, após novo contra-ataque, Leandro marcou o seu e completou a goleada. No fim, o meia Hugo, que entrara na vaga de Dagoberto, foi expulso.

"Não temos o que explicar. A equipe foi nesta partida muito aquém do que a gente pode fazer em campo. Viemos ao Morumbi com o pensamento de fazer um grande jogo, mas fomos muito mal. Lamentável", disse o artilheiro Josiel em entrevista à televisão.

Na próxima rodada o Paraná enfrentará o Náutico, na Vila Capanema. O São Paulo tenta manter sua invencibilidade contra o Atlético-MG, fora de casa.