O Paraná ficou em sexto lugar na classificação geral das Olimpíadas Universitárias Brasileiras, em Fortaleza, no Ceará, encerradas sábado (22/8), uma posição abaixo do desempenho em 2008, em Alagoas.

“Esperávamos melhorar, com as nossas equipes coletivas mantendo a regularidade e as individuais aumentando o rendimento. Mas todas as federações de uma maneira geral também subiram de produção, tornando a competição mais equilibrada”, analisou o presidente da Federação de Desportos Universitários do Paraná (FPDU), Ney Mecking, também diretor de Esportes da Paraná Esporte.

No último dia de competições, além das medalhas nas modalidades coletivas ouro da Unopar (masculino) no handebol e bronze da Unopar (feminino) no futsal e da FAG (feminino) no handebol, outras medalhas paranaenses foram na natação e atletismo.

Na natação, Flávia Borges, da Dom Bosco, de Curitiba, ganhou mais uma medalha de ouro, nos 100 metros livre, com a marca de 58”04 (a outra havia sido nos 200 metros livres) e Rafael do Amaral Budid, também da Dom Bosco, de Curitiba, ganhou a de bronze nos 100 metros peito com tempo 1’17”29 (ela já havia ganho a de prata nos 200 metros peito).

No atletismo foram conquistadas no último dia de provas duas medalhas de prata e uma de bronze.

As de pratas foram de Helquer Gatto Rigone, da Unopar, no 800 metros rasos, com a marca de 1’52”14; e de Elton Ricardo de Oliveira Costa, da UEM, nos 110 metros com barreiras, em 14”57.

A de bronze foi de Aline Fernanda Sanches, da Unopar, no salto em altura, com a marca 1,69 metros. No total, foram nove medalhas no atletismo; quatro de prata e cinco de bronze.

Na natação foram ganhas quatro medalhas pelos paranaenses: duas de ouro, uma de prata e uma de bronze. O Paraná ainda teve medalhas no judô: uma de ouro e outra de prata.

Divulgação
Flávia Borges, dois ouros na natação.