As grandes conquistas do Paraná Clube na década de 1990 e a épica volta à Série A do Brasileirão, após quase 10 anos seguidos na Série B, viraram livro. Josias Lacour, ex-colunista da Tribuna do Paraná viveu, como repórter e colunista, a época mais gloriosa da história do Tricolor. Durante os chamados anos de ouro, ele compilou as principais informações, colheu depoimentos de jogadores, treinadores, dirigentes, médicos, massagistas, roupeiros e torcedores, para narrar o que denomina ser a ‘década de Ouro’.

Esperou o momento de motivação da torcida para, agora, no embalo da volta à elite do futebol nacional, lançar um livro todo colorido, com 160 páginas de textos e fotos históricas. O lançamento do livro Paraná Clube – A Década de Ouro e A Volta à Série A -, acontece nesta terça-feira (19), a partir das 19h no Bar Stuart, localizado na Alameda Cabral, perto da Praça Osório.

“É o quarto livro que lancei, mas foi o primeiro que comecei a escrever. Quando repórter, cobrindo todos os jogos da década de ouro, fiz todas as anotações, pois já tencionava registrá-las em livro. Com o passar dos anos, mantive contato com os principais personagens que construíram esta história de grandes conquistas e agora as publico num texto apaixonado, já que escrevo embalado pelas batidas de meu coração tricolor”, afirmou Lacour.

Não por acaso, o lançamento do livro será feito exatamente na data em que o Paraná Clube comemora seu 28º aniversário. Quem escreve o prefácio dessa obra é Serginho Prestes, hoje comentarista da Rádio Banda B, mas no início da década de 1990 uma das maiores expressões técnicas do elenco paranista. Jogadores e treinadores daquela memorável época, bem como alguns da safra atual, estarão presentes ao evento e vão autografar o segundo livro da história do Paraná Clube. O primeiro, intitulado Vôo Certo, foi escrito por Carneiro Neto e lançado em 1995.

Serviço

O preço do livro Paraná Clube – A Década de Ouro e A Volta à Série A -, é de R$ 70,00. A editoração dessa obra da literatura esportiva paranaense é da Editora Emanuel.