A boa campanha na Série B, com a conquista do acesso após dez anos, voltou a colocar o Paraná Clube nos holofotes do futebol nacional. Para o bem e para o mal. Se por um lado o Tricolor recuperou o prestígio no futebol nacional, por outro também viu seus jogadores virarem alvos dos adversários.

Do time base titular ao longo do segundo turno da Série B, quando conseguiu a arrancada rumo ao acesso, três já foram embora: o zagueiro Eduardo Brock, o volante Gabriel Dias e o meia João Pedro. O atacante Robson, pelas declarações no último sábado, também está de saída. Mas as perdas podem não parar por aí.

A cada dia, um novo nome é especulado em algum time. Primeiro, foi o zagueiro Iago Maidana, que pode ir para o Bahia. Agora, o lateral-direito Cristovam e o atacante Alemão surgem como opções em São Paulo e Corinthians, respectivamente.

Cristovam teve o nome indicado no São Paulo pelo técnico Dorival Júnior. Foto: Albari Rosa
Cristovam teve o nome indicado no São Paulo pelo técnico Dorival Júnior. Foto: Albari Rosa

Cristovam está em uma lista que o clube paulista quer para a posição mais carente do time em 2017. Além dele, Victor Ferraz, do Santos, Rafinha, do Bayern de Munique, da Alemanha, e Dudu, do Figueirense, também estão na mira. Todos indicados pelo técnico Dorival Júnior.

No atual campeão brasileiro, Alemão é visto como uma opção para uma eventual saída de Jô, além de entrar no orçamento do clube, que, apesar do título conquistado, não vive um bom momento financeiro. Porém, o Tricolor garante que não recebeu nenhuma proposta por nenhum deles.

E a situação de Cristovam e Alemão é bem diferente dos que já saíram. Os dois tem vículo com a equipe paranista até o final do ano que vem. Ou seja, só iriam embora se o time interessado pagar uma quantia financeira ao Paraná Clube ou propor algum acordo que agrade a diretoria e não só o jogador, envolvendo outros atletas.

Alemão teve o nome especulado no Corinthians, mas Tricolor não recebeu proposta. Foto: Albari Rosa
Alemão teve o nome especulado no Corinthians, mas Tricolor não recebeu proposta. Foto: Albari Rosa

Desmanche?

Até aqui, apenas o lateral-esquerdo Igor e o volante Leandro Vilela não tiveram nomes especulados em transferências – ambos tem contrato mais longo com o Tricolor -. Todos os outros ou estão sendo sondados, ou ainda não acertaram o futuro.

Entre eles estão o goleiro Richard e o meia Renatinho. O arqueiro pertence ao Água Santa-SP e já iniciou as negociações para seguir no time paranista, enquanto o camisa 10 é a grande prioridade, mas também viu outros clubes manifestarem interesse, principalmente de fora do país, mais precisamente do Japão.

Uma situação que já era esperada pela diretoria antes mesmo do término da temporada. De acordo com o executivo de futebol, Rodrigo Pastana, seria difícil manter todas as peças do atual elenco justamente por conta dos resultados.

“Estamos realizando esse trabalho há alguns meses, mas todos eles foram valorizados, muitos têm propostas e esperamos que possamos construir uma nova equipe mais forte do que essa, que já foi um sucesso, afirmou o dirigente.