Apesar de conhecer o Paraná Clube de outras temporadas, o técnico Matheus Costa terá agora um desafio bem diferente pela frente. Isso porque o elenco Tricolor que ele irá comandar em nada lembra o time que ele conduziu ao acesso à Série A no Campeonato Brasileiro de 2017. Apesar de agora poder se reencontrar com alguns atletas que na ocasião ainda eram da base e davam seus primeiros passos no profissional, Costa começará seu trabalho praticamente do zero.

Em 2017, o então auxiliar técnico – na época com apenas 30 anos – teve sua primeira oportunidade como treinador profissional. Na saída de Cristian de Souza, o novato Matheus Costa teve a chance de comandar interinamente o time por duas partidas. Depois disso, voltou a ter sua chance após a saída de Lisca. Herdando a função, ele foi, aos poucos, ganhando a confiança da diretoria e se manteve no cargo de setembro a dezembro daquele ano.

+ Leia mais: Matheus Costa é o 15º técnico do Paraná Clube em quatro anos

Os destaques daquele time que conseguiu a façanha de garantir o acesso depois de 10 anos na Série B eram o goleiro Richard, os zagueiros Eduardo Brock e Maidana e o meia Renatinho. Nenhum desses jogadores permanece hoje no time e o desafio de Costa será achar entre as peças que dispõe, opções para fazer o time render na volta à Segundona.

Porém, se já não conta com aquela mesma base para sua equipe, Costa poderá, ao menos, explorar em alguns atletas conhecidos suas potencialidades. Há dois anos, o treinador chegou a trabalhar com promessas da base paranista como o goleiro Murillo, os volante Luiz Otávio e Jhonny Lucas, os meias Alesson, Kadu e Gabriel Pires, e o atacante Rafael Furtado. A idade desses jogadores varia entre 19 a 22 anos.

+ Leia também: Paraná Clube anuncia Matheus Costa como seu novo treinador

Desses, apenas Luiz Otávio e Jhonny Lucas entraram em campo naquela temporada. O que mais atuou foi o primeiro, que esteve presente em nove partidas, sendo acionado em uma oportunidade – na vitória por 1×0 diante do Ceará em outubro – como titular.

Com todos os desafios de conhecer seus comandados e explorar as peças que tem em mãos, Matheus Costa terá pela frente a Série B. A estreia do time na competição será no dia 27 de abril, diante do Vila Nova, em Goiânia.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!