O que antes era uma dificuldade para o Paraná Clube, na temporada de 2019 tem sido um alento. Jogar como visitante parece uma tarefa mais tranquila para o Tricolor na Série B deste ano. Aliás, se não fosse a campanha como forasteiro, provavelmente, a equipe do técnico Matheus Costa estaria na rabeira da tabela de classificação.

“É engraçado que fora de casa todo mundo comenta que é um jogo mais difícil e para nós está até mais fácil. Fora de casa estamos buscando a vitória e o importante é sempre pontuar. Em casa não estamos vencendo, mas pelo menos somando um ponto”, disse o zagueiro Leandro Almeida. De fato, quando o jogo é na Vila Capanema, o Paraná tem tido alguns problemas. O time tem somente a 14ª melhor campanha em casa, com três vitórias, sete empates e uma derrota.

Já quando atua como visitante, o Tricolor é quarto melhor colocado, com cinco vitórias, dois empates e quatro tropeços. Nos últimos 11 jogos do Paraná na Segundona, o Tricolor venceu duas vezes e as duas foram longe do Durival Britto. Apesar do bom retrospecto como forasteiro, o Paraná ainda sofre mais gols do que marca distante da Vila – são 13 gols marcados e 16 sofridos.

“A gente cobra do ataque, o ataque cobra da gente quando sai um gol, e isso faz parte do futebol. Quando vamos jogar aqui na Vila os times sabem que é complicado vencer e jogam fechado, buscando uma bola parada ou contra-ataque. A gente cria do início ao fim e a bola não entra. Mas o importante é que estamos criando as chances. Uma hora a chave vai virar”, completou o defensor.

+ Confira a classificação completa da Série B!

Com isso, a expectativa é grande para que o Paraná possa voltar a vencer já na próxima rodada. No sábado, o Tricolor enfrenta o Guarani, um dos times com o pior desempenho em casa na Série B – 18º colocado -, às 11h, no Brinco de Ouro, em Campinas. Uma boa chance para a equipe paranista voltar a sonhar com uma vaga no G4.

“Vai ser um jogo muito difícil. O Guarani está lutando na parte de baixo, vamos ter muita dificuldade. Temos que ter tranquilidade, nos fechar ali atrás, esperar a hora certa de sair e surpreender com um gol”, ressaltou Leandro Almeida. O zagueiro deve ser uma das novidades entre os titulares, já que Rodolfo está suspenso.

Por outro lado, o meio-campo Vitinho ainda é dúvida. O atleta sofreu uma entorse no tornozelo ainda no aquecimento do jogo contra o Cuiabá. Caso o jogador não reúna condições, Alesson e Itaqui brigam pela vaga. Já João Pedro, que saiu de campo lesionado no último fim de semana, tem treinado normalmente e pode ficar à disposição de Matheus Costa.

Leia mais:

+ Prejudicado por resultados da rodada, Paraná quer colar de novo no G4
+ Tricolor possui uma das melhores defesas da Série B
+ Jogadores defendem Matheus Costa de críticas da torcida