Uma luta conta o tempo. É assim que o Paraná Clube pode definir a preparação para a estreia da equipe na temporada, contra o Avaí, no dia 25, na abertura da Primeira Liga. O elenco, que se apresentou na última segunda-feira, ainda está em formação e, de quebra, seis atletas da base que estão treinando com o grupo principal foram cedidos pelo técnico Wagner Lopes à equipe paranista que disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior: o goleiro Hugo, o lateral-direito Dias, o volante Jhonny, o meia Claudevan e os atacantes Alex e Guga.

Até agora, poucos nomes à disposição do novo comandante, especialmente levando-se em conta a debandada de atletas que marcou final da temporada anterior. Além disso, apenas três reforços foram confirmados oficialmente.

O goleiro Léo, de 26 anos, foi revelado nas categorias de base do São Paulo, renovou contrato com o tricolor paulista e foi cedido, por empréstimo, ao Paraná. O lateral-direito Júnior e o lateral-esquerdo Igor Cariús atuavam juntos no ASA-AL. Igor Cariús, que leva o nome de sua cidade natal como apelido, tem 23 anos e até hoje atuou em times quase desconhecidos, como o Coruripe-AL, o Iguatu-CE, o Quixadá-CE e o Barbalha-CE. Júnior, nome futebolístico de Ozealisson Santos Gomes, tem 25 anos, e antes de jogar no ASA-AL, passou pelo também pouco conhecido Centro Esportivo Olhodaguense, da cidade de Olho D‘’Agua das Flores, em Alagoas.

Até por isso, os primeiros dias de trabalho do elenco, que fica concentrado no Ninho da Gralha, estão dedicados às avaliações médicas e fisiológicas, procedimento de praxe no início de cada temporada. Nos pouco mais de 20 dias que antecedem a abertura da temporada, os treinamentos vão ser realizados em dois períodos, aproveitando ao máximo o tempo disponível para a preparação.

Ao mesmo tempo, o Tricolor vai realizar dois jogos-treinos contra o Joinville, ainda sem local definido. As movimentações serão nos dias 14 e 18 e serão funamentais para auxiliar o trabalho de definição do time titular pelo técnico Wagner Lopes. Nos próximos dias, o executivo de futebol Rodrigo Pastana deve anunciar novos nomes para as disputas do Paranaense, da Primeira Liga, da Copa do Brasil e da Série B do Brasileirão.