O Paraná Clube inicia sua caminhada no segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira (30), na Vila Capanema, diante do Vila Nova. Com 28 pontos e na sétima colocação, o Tricolor terá a oportunidade de conduzir melhor as situações que atrapalharam o time na primeira metade da competição. Com um novo diretor executivo de futebol, o time pretende dar o melhor em si e apostar tudo nos próximos 90 dias, que serão decisivos para o futuro da equipe.

Vindo de uma vitória por 1×0 em cima do Botafogo-SP, encerrando assim um jejum que já durava sete jogos sem vencer, o Tricolor tem a chance de recomeçar sua caminhada na competição, agora com o respaldo de um profissional que irá ‘blindar’ os problemas. Na tarde de quinta-feira (29), o presidente Leonardo Oliveira apresentou oficialmente à imprensa Alex Brasil, o novo diretor executivo do time. Com uma passagem pelo Tricolor em 2012 e 2013, o profissional retornou com a missão de lidar da melhor forma possível com os atletas. Além de tratar de contratações, Brasil será uma importante ‘ponte’ entre a diretoria e os jogadores. Esse relacionamento deverá afetar, diretamente, no desempenho do time em campo, na opinião de Oliveira.

+ TRIBUNA ESTREIA SEU PODCAST DE FUTEBOL PARANAENSE! SAIBA COMO BAIXAR E OUVIR O PODCAST DE LETRA!

“A vinda do Alex (Brasil) não está vinculada diretamente a resultado, mas sim à profissionalização do nosso departamento de futebol. Porém, ele será importante para controlar esse ambiente, pois assim teremos condições de buscar melhores resultados”, enfatizou o mandatário. O novo executivo, que estava trabalhando em Portugal, na Portimonense, garantiu que vai trabalhar para extrair o melhor do que tem em mãos. Ele quer mostrar toda a experiência que adquiriu nesses seis anos longe do Tricolor para melhorar a situação do time. Contratações devem ser feitas nas próximas semanas.

“Estamos trabalhando para ver o que conseguimos. É difícil neste momento, vamos buscar tudo o que possa solucionar nosso ambiente, com tranquilidade e pés no chão, pois não podemos errar”, explicou Brasil, que disse ter dado um ‘chacoalhão’ nos atletas. “Conversei com os jogadores e perguntei se alguém ali estava disposto a pagar um preço caro pelos 90 dias de competição que restam. Ninguém se manifestou, então isso mostra o que queremos, que será buscar o total comprometimento e profissionalismo dos atletas”, falou.

+ Confira a classificação completa da Série B!

Em 2013, o Paraná ficou muito perto de conquistar o acesso. Na ocasião, faltaram apenas três pontos para a vaga à Série A. Situações extra-campo envolvendo atrasos de salário afetaram o clube naquela situação. Agora, com mais experiência e garantindo que não deixará qualquer questão externa abalar o elenco, o diretor irá em busca de algo que ficou no ‘quase’ em sua última passagem na Vila Capanema. “O clube está remando para o caminho certo e espero realizar meu objetivo, que não consegui na primeira passagem”, concluiu, referindo-se ao acesso.

Dentro das quatro linhas

Em campo, o time que vai encarar o Vila Nova deve ser o mesmo da última rodada. No meio campo, o técnico Matheus Costa segue com problemas, uma vez que não conta com Fernando Neto, lesionado. Possivelmente o treinador siga o esquema utilizando três volantes. Leandro Almeida tem se fixado cada vez mais na titularidade na vaga ocupada anteriormente por Eduardo Bauermann e deve ser mantido na zaga. O centroavante Rafael Furtado, que saiu ainda na primeira etapa da vitória sobre o Botafogo-SP, já está à disposição e deve ser mantido como titular. O jogador teve um cansaço muscular, mas treinou normalmente nos últimos dias.

Ficha técnica

SÉRIE B
1º Turno – 20ª Rodada

PARANÁ CLUBE x VILA NOVA

Paraná Clube
Thiago Rodrigues; Eder Sciola, Leandro Almeida, Rodolfo e Guilherme Santos; Jhony Douglas, Luiz Otávio, Itaqui e João Pedro (Rodrigo Porto); Bruno Rodrigues e Rafael Furtado (Jenison).
Técnico: Matheus Costa

Vila Nova
Rafael Santos; Felipe Rodrigues, Wesley Matos, Diego Jussani e Romário; Edinho, Tinga e Alan Mineiro; Robinho, Gustavo Henrique e Benitez (Mailson).
Técnico: Marcelo Cabo

Local: Vila Capanema
Horário: 19h15
Árbitro: Jonathan Antero Silva (RO)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Adenilson de Souza Barros (RO)