A diretoria e a comissão técnica do Paraná Clube não escondem que em 2018 a missão principal é de conseguir manter o Tricolor na Série A do Campeonato Brasileiro. A cúpula paranista não tem essa preocupação à toa. Nos últimos dez anos, pelo menos de um a dois clubes que subiram da Série B no ano seguinte já caíram novamente para a Série B. Por outro lado, a maioria se manteve na elite.

Em 2008, por exemplo, dos quatro times que subiram da Série B, dois foram rebaixados logo no ano seguinte: Ipatinga e Portuguesa, que terminaram na última e penúltima posições, respectivamente. No ano seguinte, foi a vez do Santo André, assim como em 2010, 2011 e 2012, com Guarani, América-MG e Sport, respectivamente.

Nos últimos três anos, no entanto, esse número aumentou. Os times que estão subindo da segunda divisão estão tendo mais dificuldades para se manter na elite do futebol nacional. Em 2015, Joinville, Vasco e Avaí, que haviam subido da Série B, foram rebaixados. No ano seguinte, foi a vez de Santa Cruz e América-MG. Já em 2017, Atlético-GO e Avaí fizeram o efeito gangorra.

Mas para toda a regra há a sua exceção. Das últimas dez temporadas, em dois os clubes que subiram conseguiram se manter na primeira divisão. Destaque para o Brasileirão de 2013, quando Goiás, Criciúma, Atlético e Vitória voltaram à elite e, com exceção do tigre catarinense, os outros três terminaram entre os seis primeiros colocados. Já em 2014, Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense, que subiram um ano antes, mesmo com certa dificuldade, conseguiram se manter na Série A.

Ou seja, apesar da dificuldade, nos números o aproveitamento de quem sobe e permanece é maior de quem sobe e na temporada seguinta já cai. Dos 40 clubes promovidos na última década, apenas 13 foram rebaixados no ano seguinte, apenas 32,5%.

Por isso que a diretoria paranista está trabalhando com todo cuidado na montagem do elenco. Repatriou o técnico Wagner Lopes, que está auxiliando o executivo de futebol Rodrigo Pastana. O elenco se reapresenta nesta terça-feira (2), quando inicia a pré-temporada visando todo 2018.