No próximo sábado, acontece a última etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre 2010, em Piraquara. A campeão brasileira de enduro equestre, a curitibana Ana Flávia Ilkiu, de apenas 14 anos, estará no Centro Paranaense de Artes Eqüestres em Piraquara, para participar da disputa.

A jovem, que venceu o Campeonato Brasileiro em agosto, em Avaré (SP), irá participar na categoria Young Riders, percorrendo 62,9 km com o cavalo PSA (puro sangue árabe) Bell Kalil.

A largada será às 8h, com trilhas inclusive na areia e tendo como velocidade de referência 15 km/h. O Campeonato Paranaense de 2010 passou por cinco etapas durante o ano.

Cada uma delas reúne cerca de cinquenta conjuntos (atleta + cavalo). A etapa do dia 27 terá as modalidades Velocidade Livre, com percursos de 80 km ou 60 km, Regularidade Graduado e Regularidade Aberta, nas categorias Adulto e Young Rider. Haverá também o Endurinho, destinado para crianças em um percurso de dois quilômetros.

Ana Flávia Ilkiu participa da modalidade Velocidade Livre Young Riders. O enduro é um esporte pouco conhecido no Paraná, mas bastante difundido nos Emirados Árabes e no Uruguai.

Aqui no estado, por exemplo, Ana é a única atleta na categoria dela, tendo como desafio seu próprio desempenho anterior. Por isso, a programação desta etapa tem a finalidade de reunir o público para conhecer o esporte.

Programa

8h Largada da prova velocidade livre 80 km
8h30 Largada da prova velocidade livre 60 km
9h Largada da prova regularidade graduado
9h30 Largada da prova regularidade aberta
13h Largada do Endurinho