Encerra-se hoje, na Academia Play Pádel, em Curitiba, a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Padel. Das mais de 90 duplas inscritas, representando os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, restaram apenas as melhores para definição do título da etapa nas 14 categorias masculinas e femininas que fizeram parte do programa. Na primeira etapa do paranaense 2002, realizada na Academia Curitiba Padel, a dupla formada por Clemente Vergara e Daniel Silva levou o título da primeira categoria. Eles ontem suaram a camisa, mas conseguiram vaga nas semifinais de hoje e terão como principais concorrentes Pablo Oliver e Pablo Silva. O evento, com patrocínio da Jack Box sanduicheira e 5200 Móveis, vai distribuir aos vencedores cerca de R$ 2 mil em prêmios.

O esporte

O padel surgiu no mar em torno de 1890, a partir da adaptação do jogo de tênis para a prática a bordo de navios ingleses, como uma opção de entretenimento para os passageiros em cruzeiros. Era conhecido como tênis de alto mar e praticado em uma quadra de dimensões menores que as do tênis e protegidas por telas.

Em terra, o Padel começou a ser jogado por volta de 1924, quando o norte-americano Frank Beal, secretário da Comunity Council de Nova York, improvisou algumas quadras nos parques municipais nova-iorquinos, designando-o como paddle tênis, já que utilizava raquete maciça, de cabo curto, parecida com um pequeno remo.

No Brasil, o esporte começou a ganhar impulso em 1988, trazido por argentinos e uruguaios, com a construção das primeiras quadras no Rio Grande do Sul.