A tenista Gabriela Miró Ziliotto, 18 anos, aluna do 1.º período do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, vai representar o Brasil no Circuito Europeu Juvenil, mais conhecido como “Gira Européia”. A atleta embarca hoje, 21 de maio, para a Europa. Durante quatro semanas, o torneio será disputado na Itália, Bélgica, França, Alemanha e Grã-Bretanha, com oito etapas de pontuação, sendo Roland Garros, Wimbledom, Italian Open Júnior e outras. “Representar o país pressupõe vontade e garra, além da seriedade e competência. É uma situação gostosa e muito graficante”, disse ontem a atleta.

Atualmente Gabriela Ziliotto é a número 1 do tênis brasileiro, na categoria 18 anos, simples e dupla, e a n.º 92 do mundo pela ITF. Por três vezes foi campeã brasileira. No sul-americano, disputado de janeiro a março, foi a segunda brasileira melhor classificada. Acumula cerca de 70 títulos, conquistados em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Pelo destaque, a atleta ganhou bolsa de estudo para cursar qualquer universidade dos Estados Unidos, mas o que ela quer mesmo é uma bolsa para continuar estudando em Curitiba. “O esporte é tudo na minha vida. Além de me satisfazer nos tempos livres, as atividades esportivas me deixam mais disposta, saudável e de bem com a vida”, destacou.

Gabriela começou a praticar tênis aos 8 anos de idade. Neste momento, treina cinco horas por dia, com o técnico Eduardo Marcolin (Duda). Ainda, joga futebol e freqüenta aulas de piano e inglês. “É uma garota muito esforçada e dedicada. Tenho certeza que ela vai vencer no esporte e ser muito feliz na vida”, comentou a mãe Gisah Ziliotto. E confidenciou: “Tenho muito orgulho da minha filha”.

Família esportista

A família Ziliotto é toda formada por esportistas. O pai, Luiz César, e a mãe, Gisah, foram jogadores de voleibol. Os irmãos Luigi, que também estuda na PUC, e Giuliano praticam natação. A caçula Mirela, de 8 anos, ainda está decidindo qual o esporte que vai praticar. Gabriela é patrocinada pela Head, Tênis Z, Kirsch Baum e Prefeitura de Curitiba.