A campeã brasileira de Enduro equestre, a curitibana Ana Flávia Ilkiu, de apenas 13 anos, estará no Haras Jacovas, localizado no distrito de Passinhos, em Osório (RS), neste sábado, para participar da I Copa Sul Americana de Enduro.

Na categoria Velocidade Livre, haverá disputas para adultos e Young Riders (da qual Ana participa), com percursos de 120 km e 80 km; Curta Nacional, Mirim (67 km) e Adulto e Young Rider, de 67 km.

A prova em Osório vale pontuação para o ranking nacional. Para os brasileiros, por exemplo, a prova conta pontos para integrar a seleção brasileira que representará o país na etapa Panamericana que acontecerá no Chile e no Mundial, que será no Brasil, ambos em 2011.

Lembrando que Ana Flávia precisa apenas completar mais duas provas de 120 km para estar apta para o Campeonato Mundial de Enduro, em 2011.

A atleta paranaense anda de cavalo com o pai desde os 3 anos, mas começou a aprender sobre o enduro há apenas três. Atualmente, treina três vezes por semana e ainda faz aulas de adestramento clássico para corrigir a postura e favorecer o treinamento.

“Essa prova é um aquecimento para o mundial, já que estarão presentes atletas de outros países. O que aumenta ainda mais minha expectativa para o mundial no ano que vem”, comenta a jovem Ana Flávia.