A ciclista paranaense Ana Paula Polegatch é a nova campeã brasileira de contrarrelógio individual. Ela venceu a prova no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada realizado em Maringá no último final de semana. Nascida em Guarapuava, a ciclista da equipe Memorial/Santos terminou os 27 km da prova em 40min41seg e garantiu a medalha de ouro e seu segundo título nacional da modalidade na Elite.

O fato curioso é que Ana Paula largou com 18 segundos de atraso e, mesmo assim, colocou 1min23 sobre a segunda colocada. A medalha de prata foi para Clemilda Fernandes (42min04) e o bronze para Cristiane Silva (43min15), da Funvic, de São José dos Campos.

Resistência

A ciclista Clemilda Fernandes, Goiânia, sagrou-se campeã no Brasileiro de Ciclismo na prova de Resistência, encerrado no último final de semana em Maringá.Clemilda esteve à frente desde as primeiras voltas no circuito junto com Márcia Fernandes e Ana Paula Polegatch. As três abriram mais de 4 minutos para o segundo grupo que se manteve com cinco ciclistas apenas. Ana Paula Polegatch ficou com a prata e Marcinha levou o bronze.

No Sub23, Thayná Araújo, de Santos, chegou ao bicampeonato brasileiro, batendo na chegada Wellyda Rodrigues, da Funvic que terminou com a prata. A medalha de bronze foi para Ana Paula Casseta. O pódio da Sub23 foi o mesmo de 2016.

Clemilda Fernandes (centro) foi campeã na prova de resistência. Foto: Divulgação/CBC
Clemilda Fernandes (centro) foi campeã na prova de resistência. Foto: Divulgação/CBC

Estrada

Com um percurso desafiador e completamente exigente, a prova de resistência da categoria Elite e Sub-23 masculino encerrou a programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Junior 2017, que ocorreu no último final de semana em Maringá, com a vitória do ciclista Roberto Pinheiro, da equipe Funvic/Brasil Procycling. As provas foram realizadas em um circuito montado no Parque Tecnológico de Maringá.

Faltando cerca de 40 quilômetros para o final da prova, os ciclistas Roberto Pinheiro “Betinho”, Rodrigo Nascimento (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) e Caio Godoy (Funvic/Brasil Procycling) se destacaram dos adversários e seguiram revezando até os últimos quilômetros quando Betinho atacou e cruzou a linha de chegada sozinho com o tempo de 4h44min23s.

Esse foi o primeiro título nacional do potiguar Roberto Pinheiro, 34 anos, que não escondeu a emoção e o sorriso da realização de um sonho. “Hoje está sendo a realização de um grande sonho. Já havia feito pódio, mas essa foi a primeira vez que venci um brasileiro e estou muito feliz pelo resultado, ainda mais sendo em um percurso muito elogiado e seletivo”, destacou Betinho.

Com a terceira posição geral, Caio Godoy conseguiu conquistar o título da categoria Sub-23 pelo segundo ano consecutivo. O jovem atleta, que representou a seleção brasileira no último Mundial, completou a prova em 4h45min12s. A segunda colocação ficou com Raphael Pires (4h47min49s), seguido pelo seu companheiro de equipe Gabriel Machado da Silva com o mesmo tempo, ambos representam a equipe Funvic/Brasil ProCycling.

Roberto Pinheiro chegou na frente na prova de estrada, categoria elite. Foto: Divulgação/CBC
Roberto Pinheiro chegou na frente na prova de estrada, categoria elite. Foto: Divulgação/CBC