O “Sydney Indoor Climbing Gym”, realizado recentemente na Austrália, foi palco do 16.º Campeonato Mundial Juvenil de Escalada. Mais de 300 escaladores de 36 países participaram das competições em duas modalidades: dificuldade e velocidade.

Dois brasileiros participaram das provas, entre eles, o paranaense Caio Lopes da Silva, de 14 anos. Ele competiu na categoria de 14 a 15 anos obtendo a 39.ª posição.

Foi a primeira vez que Caio participou de um campeonato internacional e garante que mesmo não trazendo medalha ao país, a experiência valeu a pena. “O mais importante foi essa troca de experiências, é legal ver outras pessoas escalando e notar a tática de cada um”, ressalta.

O paranaense passou pela primeira eliminatória, mas derrapou na segunda. Pouco antes da metade da prova, na quinta costura, o atleta errou o movimento e caiu.

Paralelamente ao Mundial foi realizado o Curso de Route Setter da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC, sigla em inglês para International Federation of Sport Climbing).

O coordenador de escalada da Academia Via Aventura, Anderson Gouveia, participou do curso e é o único brasileiro a receber o certificado oficial de Route Setter pela IFSC.

Com isso, Gouveia torna-se o técnico da Seleção Brasileira de Escalada. Apartir de janeiro começam as seletivas para a escolha dos atletas que estarão aptos a competir no próximo Mundial Juvenil, disputado em agosto de 2009, na cidade francesa de Valence.