Keith Mary venceu a prova de Katá individual.

Paranaenses garantem vaga para o mundial de Karatê Interestilos

A carateca paranaense Keith Mary Sato, 25, confirmou o seu favoritismo ao vencer a prova katá individual, do regional Sul/Sudeste de Karatê Interestilos, realizado no último final de semana, em Curitiba. Com este resultado, Keith garantiu a sua classificação para representar o Brasil no próximo mundial da categoria Interestilos, que irá acontecer em 2005, em Fortaleza. O evento reuniu mais de 550 atletas, de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e de várias cidades paranaenses. A competição aconteceu no ginásio de esportes da PUC.

Além da excelente performance no katá individual, Sato obteve o 3.º lugar no katá por equipe. “Estou muito satisfeita com o resultado deste final de semana, tive adversários fortes e mesmo assim, consegui um bom desempenho”, diz Keith.

A cascavelense Carla Hommerding também garantiu a sua classificação para o mundial, ao conquistar a primeira posição no katá por equipe, 2.ª colocação no komitê individual e 3.º no katá individual. Outra paranaense de destaque é Francilina de Almeida que assegurou a sua vaga para representar o País, com o 1.º lugar no komitê, 2.º no revezamento por equipe e 3.º katá por equipe e individual.

As irmãs Daniela e Amanda Queiroz carimbaram a vaga para Fortaleza. Amanda obteve a 3.ª colocação no komitê individual e Daniela pontuou em 2.º lugar por equipe de revezamento e 3.º no katá por equipe.

No masculino, os destaques são os paranaenses Douglas Sinclair e Edgar Sanches. Com o primeiro lugar na luta individual, Douglas passou pela seletiva e vai representar o País no mundial. Já Edgar conquistou o 1.º lugar na luta. O carateca Osvalter Urbinati Filho, não obteve bons resultados, porém já está com a vaga assegurada.