Divulgação
Renan, ouro na prova dos 1.500 metros.

Três medalhas de ouro e uma de prata. este foi o saldo paranaense do último dia de disputas do atletismo nas Olimpíadas Escolares, 15 a 17 anos, em João Pessoa (PB). Nas provas masculinas dos 1.500m, 110m com barreira e no lançamento de dardo, os atletas paranaenses Renan Marcos Bispo, Hederson Alves Estefani e Eduardo Gauze Alexandrino, respectivamente, subiram ao lugar mais alto do pódio. Já no feminino, Priscila Evelyn de Lara conquistou a prata na disputa dos 1.500m.

Confirmando as expectativas, Priscila de Lara, de 15 anos, do Colégio Estadual do Paraná, conseguiu mais uma prata para sua coleção de medalhas. Competindo desde os 11 anos, sempre com o apoio da mãe, Jaqueline, e da avó Lourdes, a paranaense fez uma ótima prova e, nos últimos 100m, conseguiu ultrapassar a mineira Jéssica Santos, garantindo a segunda colocação com o tempo de 4min58s05. O ouro ficou com Simone Ferraz, de Santa Catarina.

Divulgação
Priscila, prata nos 1.500 metros.

Nos 1.500m masculino, Renan Bispo, do Colégio Estadual Padre José Hérios, de Rolândia, conseguiu seu segundo título nacional em 2007. O primeiro foi obtido no Campeonato Brasileiro Menores, realizado no mês de setembro, em São Paulo. O ouro já era esperado pelo atleta de 16 anos, que terminou a prova das Olimpíadas Escolares com o tempo de 4min08s02. ?Vim para brigar pelo ouro?, resume. São Paulo ficou com o segundo lugar, seguido de Santa Catarina.

Na prova dos 110m com barreiras, brilhou o favorito Hederson Estefani. Apesar da largada ruim, Hederson se recuperou e cravou o melhor tempo de sua carreira para subir ao lugar mais alto do pódio, com 14s50.

O terceiro ouro do Paraná foi conquistado no lançamento de dardo, com Eduardo Alexandrino, do Colégio Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, de Paranavaí. Apesar de uma tendinite, Eduardo lançou a 55m72 e garantiu o bicampeonato das Olimpíadas Escolares.

Futsal

Divulgação
Thiago, bronze na categoria livre.

Tanto o futsal masculino, do Colégio Drummond, de Cianorte, quanto o feminino, do Colégio Estadual Gastão Vidigal, de Maringá, estão classificados para a fase semifinal das Olimpíadas Escolares 2007. Drummond venceu o time do Colégio Agrícola do Ceará por 6 a 2.

No feminino, as meninas do Gastão Vidigal golearam o time do Colégio Minas, de Mato Grosso, por 9 a 3.

Judô

O judô paranaense conquistou três bronzes em sua participação pelas Olimpíadas Escolares. As duas medalhas masculinas foram obtidas pelos atletas Thiago Cerda e Pedro Víctor Safaciotti.

Na categoria leve, até 66 kg, Thiago, do Colégio Bom Jesus, de Curitiba, começou a disputa com duas vitórias, contra Alagoas e Minas Gerais. Na terceira luta, o atleta perdeu para o competidor de São Paulo por ippon. Na disputa do terceiro lugar, Thiago derrotou Ítalo, do Maranhão, por um koka.

O segundo bronze foi na categoria peso médio, até 81 kg. Nos dois primeiros confrontos, Pedro Safaciotti, do Colégio Platão, de Maringá, venceu os lutadores da Paraíba e de Minas Gerais por ippon. Na terceira luta, muito contestada pelos paranaenses, Pedro foi derrotado pelo atleta do Rio Grande do Norte por um yoko.

Na última luta, Pedro ganhou do aluno do Espírito Santo com mais um ippon e garantiu o bronze. A última medalha do judô veio no peso pesado, com Mayara Kaori, do Colégio Bom Jesus, de Curitiba. Após perder a primeira luta para Pernambuco, a paranaense venceu as três seguintes, contra Piauí, Amapá e Mato Grosso do Sul, e garantiu mais um bronze.