Começou ontem à noite a 2.ª etapa do Campeonato Sul Brasileiro de Parapente em Jacarezinho, no Norte do Paraná. A competição reúne os melhores pilotos do País e prossegue até domingo. A primeira etapa foi em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul e a terceira será em Tangará, em Santa Catarina, em novembro.

Esta etapa é uma realização da Federação de Vôo Livre do Paraná com o patrocínio da prefeitura de Jacarezinho e da Paraná Esporte. São 120 pilotos de todo Brasil.

Mas quem disse que em Jacarezinho não teremos os melhores do mundo? Alguns dos pilotos inscritos fazem parte da equipe brasileira de competição, como Luciano Tcacenco e Rafael de Carvalho, ambos disputaram o título mundial que acabou nas mãos do suíço Steve Cox. Entre os favoritos ao título em Jacarezinho está o gaúcho Alfio Vegni Júnior, mais conhecido como Sargento.

O sul-brasileiro será disputado nas categorias open e serial. Na serial só participam pilotos com equipamentos homologados, enquanto que na open podem participar velas de competição e protótipos. Também é feita a disputa por equipes estaduais na qual são somados os 5 melhores colocados de cada prova.

As provas são de velocidade em um percurso pré-definido sobre as cidades da região e valem pontos para o ranking mundial da categoria. A verificação dos vôos é feita através de um receptor de GPS que é levado por cada piloto.

Em 2004, os gaúchos venceram. A categoria open teve como campeão o carioca Fernando Rocha e a serial pelo paranaense Marcio Lichtnow.