A cidade Paris é oficialmente a terceira candidata a receber os Jogos Olímpicos de Verão de 2024. Neste sábado, os franceses submeteram a papelada da candidatura em carta enviada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), responsável pela escolha. Hamburgo (Alemanha) e Roma (Itália) também já protocolaram a candidatura. A escolha será em 2017.

Em carta, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e o presidente do Comitê Olímpico Francês, Denis Masseglia, prometeram “construir um projeto que seja inesquecível, inovador, responsável e sustentável” para que Paris volte a ser sede dos Jogos depois de 100 anos. Antes de 1924, os franceses também receberam a Olimpíada de 1900, a segunda da Era Moderna.

Essa não é a primeira vez que Paris tentar a receber os Jogos, tendo sido derrotada em 1992, 2008 e 2012. Nestas duas últimas ocasiões, os dirigentes franceses foram bastante criticados por uma suposta arrogância, uma vez que a Cidade Luz é sempre favorita.

Agora, eles estão optando por uma abordagem mais cuidadosa e humilde, deixando os governantes como incentivadores e garantindo que os obstáculos políticos fossem ultrapassados antes de confirmar a candidatura.

Inicialmente o orçamento previsto pela organização é de 3 bilhões de euros, com custo operacional de 3,2 bilhões de euros. O custo da candidatura foi estimado em 60 milhões de euros.

De 60% a 80% dos locais para eventos já foram construídos, o que indica que a infraestrutura já existente é a base do projeto. O Stade de France, uma nova pista de ciclismo nas redondezas de Paris, o complexo de tênis de Roland Garros e diversos marcos parisienses devem ser usados. As principais construções previstas são um centro de imprensa, um parque aquático e a vila olímpica.

Paris has formally submitted its bid for the 2024 Olympics in a

letter to the International Olympic Committee, hoping to bring the games back

to the French capital for the first time in 100 years.

Mayor Anne Hidalgo and French Olympic Committee president Denis Masseglia

signed the letter that promises to “build a project which is unforgettable,

innovative, responsible and sustainable.”

Hamburg, Germany, and Rome filed their applications earlier this week, while

Los Angeles, and Budapest, Hungary, are other declared bidders.

Paris hosted the Olympics in 1900 and 1924 and bid unsuccessfully for the

1992, 2008 and 2012 Games.

The IOC deadline for formal submission of bid entries is Tuesday. The host

city will be selected in 2017. P