O “Peladão/Tribuna do Paraná”, que está com inscrições abertas há dez dias, será, este ano, disputado em três turnos, um de classificação, um semifinal e um final. As equipes inscritas serão distribuídas em grupos em suas categorias, sendo formados quantos grupos forem necessários. Na primeira fase, ou primeiro turno, as equipes jogam todas contra todas em seus respectivos grupos, classificando-se as duas ou três primeiras para a segunda fase; esse processo será feito em todas as categorias, sendo que para as séries de adultos, teremos, ainda, um terceiro e último turno que será disputado por dupla eliminatória, então com participação de todos os campeões, vices e terceiros colocados de cada categoria.

Como se vê, é jogo que não acaba mais. Cada time, em todas as categorias fará, na temporada, no mínimo de seis a sete jogos; se passar para as fases seguintes, o número de jogos, é claro, aumenta muito.

Portanto, vale a pena montar uma equipe.

3 turnos

Art. 22.º – O Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada será disputado em 3 (três) etapas distintas a saber:

1) FASE DE CLASSIFICACÃO, através de turno corrido, por pontos ganhos e perdidos, de acordo com o grupamento que será feito pela Comissão Organizadora.

2) TURNO DE ELIMINATÓRIA SIMPLES, com participação das equipes vencedoras da fase de classificação, dentro de cada categoria.

3) TURNO FINAL, pelo sistema de dupla eliminatória com participação dos campeões, vice-campeões e 3.ºs colocados das categorias das séries de adultos, ou seja, dos classificados do turno de eliminatória simples.

º 1.º – Na fase de classificação, as equipes de cada categoria formarão grupos de 05 (cinco) ou mais clubes de acordo com o sorteio da tabela de jogos, para disputar um turno corrido por pontos ganhos, classificando-se uma ou mais equipes para a segunda fase, ou seja, para o turno de eliminatória simples.

º 2.º – No caso de empate na classificação final da Fase de Classificação entre 2 (duas) equipes, será declarada vencedora a equipe que: a) tiver sido a vencedora no confronto direto; b) novo jogo, com decisão, se necessário, em cobrança de penalidades máximas.

º 3.º – No caso de empate na classificação final da Fase de Classificação entre 3 (três) equipes, será declarada vencedora a equipe que: a) tiver o melhor e maior saldo de gols entre as equipes empatadas: b) tiver o ataque mais positivo entre as equipes empatadas: c) sorteio.

º 4.º – No Turno de Eliminatória Simples (2.ª fase ou turno do campeonato) participarão os classificados da Fase de Classificação, com sua execução obedecendo a seqüência da própria tabela (chave) de jogos.

º Art. 23.º – Conhecidos os campeões, vices e terceiros colocados de cada categoria, estes disputarão, posteriormente, um Turno Final para ser conhecido o campeão geral e os 6 (seis) melhores times de toda a temporada. Informações: (41) 242-4485 (Comel) ou 9123-1085 (Jorge).