Neste final de semana, a cidade de Guadalajara, no México, foi palco do Campeonato Norceca de pentatlo moderno, evento teste da modalidade para os Jogos Pan-Americanos, que acontecem em outubro.

A disputa durou três dias e reuniu atletas das Américas do Norte e Central, mas por tratar-se de um evento teste para os Jogos de outubro, também contou com delegações da América do Sul, com o Brasil representado pelos atletas Danilo Fagundes e William Muinhos.

Na disputa individual masculina, realizada no sábado, William Muinhos ficou em 15.º, com 5.280 pontos, enquanto Danilo Fagundes terminou em 29.º, com 4.372. Os dois atletas foram revelados pelo “Penta Jovem”, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há dois anos em Recife e no Rio de Janeiro para a formação de novos nomes na modalidade.

No Pan do México, o pentatlo moderno brasileiro feminino estará representado pelo seu principal nome, a pernambucana Yane Marques, além de sua conterrânea, Priscila Oliveira. No masculino, os atletas Luis Magno e Wagner Romão são os nomes que defenderão o Brasil.