A Copa acabou? O Brasil está fora, perdendo de novo para um time melhor e recebendo lições claras de que é possível melhorar dentro e principalmente fora de campo. Derrotas como a desta sexta-feira (6) irritam, frustram, decepcionam, tiram mesmo o prazer de quem conta a sua vida de Copa do Mundo em Copa do Mundo. Mas o futebol acabou?

Não. O que mais se ouve, principalmente em Curitiba, é que a seleção tem menos valor que o clube do coração. É óbvio que com o andar do Mundial todo mundo vai se envolvendo a ponto de a tristeza tomar conta na hora do apito final. Mas se a seleção brasileira encerra um ciclo, os nossos times estão aí, prontos para seguir.

Sim! Se houve quem esqueceu do mundo e do nosso futebol, a Tribuna não esqueceu. Como compromisso com o leitor e com o internauta, não interrompeu a maior cobertura do futebol local. Acompanhou todos os fatos envolvendo nossos times, com atualizações constantes. Não abdicamos de Atlético, Coritiba e Paraná Clube, nossos carros-chefes. Nestes 23 dias de Copa do Mundo, a Tribuna publicou 174 matérias do Trio de Ferro. E não seria uma Copa do Mundo que mudaria isso. Nem antes, nem depois. E muito menos durante.

Lembra aquele dia com quatro jogos na Copa, em que muitos ficaram dez horas grudados na TV? A Tribuna trouxe matérias do Trio de Ferro. Dia de jogo do Brasil? Leia o jornal, acesse o site, e lá estavam informações atualizadas. “Ah, mas ninguém quer saber”. Sim, muita gente quer saber, tanto que batemos recordes de audiência – e isso aconteceu com os assuntos do Furacão, as novidades do Coxa, as notícias do Tricolor.

O Mundial recebeu – e receberá até o final – o espaço que merece, por ser o maior evento do futebol mundial. Mas nenhum evento vai ser o maior pra Tribuna se não tiver os nossos times. Nossa Copa do Mundo é todo dia, toda hora, toda vez que o Trio de Ferro entra em campo.

Que o ciclo que começa agora e vai até 2022 tenha enfim uma recuperação real no nosso futebol. Que quem saiu do Mundial não seja crucificado – mais responsáveis são os cartolas do que qualquer outro personagem. E que Atlético, Coritiba e Paraná Clube façam dessa sequência de ano uma “final de Copa”, como se adora falar. A Tribuna estará ao lado deles, como está sempre. Inclusive durante a Copa do Mundo.