No interior do Taj Mahal.

Cingapura – O aventureiro paranaense Thiago Ramon Peretti, 24 anos, completa hoje dois anos de sua Volta ao Mundo sobre Duas Rodas. O projeto é uma viagem em volta do planeta sobre uma motocicleta. Thiago partiu de Curitiba no dia 7 de novembro de 2000 e, depois de dois anos na estrada, ele completou 97 mil quilômetros, passando por 66 países das Américas, Europa, Oriente Médio e África.

“Esta é a maior experiência da minha vida. Conheci lugares inesquecíveis e passei por situações espetaculares. Machu Picchu, no Peru, foi marcante no início da viagem. O Oriente é assustador pela ameaça constante de conflitos. A África é impressionante e surpreendente ao mesmo tempo. Vi coisas que nem imaginava existirem. Cruzar os desertos africanos, às vezes sozinho, foi incrível. Tive uma grande surpresa na Etiópia, onde conheci o outro lado de um país que tem fome e miséria, mas tem uma paisagem muito verde e é um dos lugares mais bonitos do mundo”, comentou Peretti.

Há três meses lutando contra a burocracia de vistos de entrada, Thiago espera voltar a pilotar sua moto em uma semana, na Austrália. Atualmente em Cingapura, ele espera pelo visto de entrada australiano para percorrer a última etapa de seu desafio. Seus planos incluíam a Índia, Nepal, China e Malásia, mas a intransigência das autoridades na alfândega da Índia mudaram seu itinerário.

“Foi frustrante porque o continente asiático seria uma grande experiência”, lamentou Peretti, que aproveitou para conhecer a Índia e suas riquezas, visitando as atrações que o país oferece ao mundo, como o famoso palácio Taj Mahal ou o Rio Ganges.

“Eu pretendia ir até a China passando pelo Nepal, seguindo para a Tailândia e Malásia antes de ir para a Austrália.” Em sua viagem, Thiago mantém contato com a família via internet e se alimenta basicamente de massas, que ele mesmo prepara. Durante um dia de viagem consome seis litros de água e só toma banho quente quando encontra civilização, como aconteceu na África, último continente percorrido pelo aventureiro paranaense. Thiago Peretti ainda não tem data para voltar a Curitiba, mas acredita que sua aventura irá até o fim do ano. No retorno ele vai passar pela Argentina e pelo Uruguai.