O norte-americano Michael Phelps decepcionou neste sábado, durante o primeiro dia de disputa da etapa de Berlim da Copa do Mundo de Natação em piscina curta (25 metros). Ele nadou apenas a prova dos 200 metros borboleta e não passou da quinta colocação.

Phelps já tinha chegado à final dos 200 metros borboleta com dificuldade, ao conseguir apenas o oitavo tempo das eliminatórias realizadas também neste sábado. Depois, ficou com a quinta colocação na disputa por medalhas, ao fazer o tempo de 1min52s26.

Maior campeão olímpico da história, Phelps já tinha conseguido resultados frustrantes na etapa anterior da Copa do Mundo, durante a semana, em Estocolmo. Nadando sem o maiô tecnológico, que será proibido em 2010, ele chegou a admitir que está fora de forma.

Neste sábado, porém, Phelps ficou longe do pódio. A medalha de ouro foi para o russo Nikolay Skvortsov, que fez 1min50s58. E a prata ficou com o brasileiro Frederico Castro, com o tempo de 1min51s64 – o australiano Nicholas D’arcy levou o bronze (1min51s72).