As semifinais da Conferência Leste da NBA estão definidas. Depois de Miami Heat e Indiana Pacers avançarem para a segunda rodada dos playoffs da liga norte-americana de basquete, quando vão se enfrentar, o Philadelphia 76ers e o Boston Celtics fecharam suas respectivas séries na noite de quinta-feira e agora também irão medir forças.

Em casa, o 76ers encerrou a série contra o Chicago Bulls por 4 a 2 ao derrotá-lo, em casa, por 79 a 78. Assim, se classificou para as semifinais da Conferência Leste pela primeira vez desde 2003. Além disso, o Bulls se tornou apenas a quinta equipe que avançou para os playoffs na liderança da sua conferência e caiu logo na primeira rodada. Os outros foram: San Antonio Spurs, em 2011, Dallas Mavericks, em 2007, Miami Heat, em 1999, e Seattle Supersonics, em 1994.

Apesar de atuar fora de casa, o Bulls esteve perto de forçar a realização do sétimo jogo, já que liderava por 1 ponto de vantagem e ainda tinha a posse de bola quando faltavam apenas 9 segundos. Só que tudo deu errado. Omer Asik errou dois lances livres, enquanto Andre Iguodala converteu os seus para fazer 79 a 78 para o Philadelphia. Em seguida, o Bulls não conseguiu converter um arremesso do meio da quadra e foi precocemente eliminado.

Iguodala liderou o 76ers e foi o cestinha do jogo com 20 pontos, além de ter distribuído sete assistências. Sem Derrick Rose e Joakim Noah, ambos lesionados, os destaques do Bulls foram Luol Deng, com 19 pontos e 17 rebotes, e Richard Hamilton, também com 19 pontos.

Já o Boston Celtics fechou a sua série também por 4 a 2 ao vencer, em casa, o Atlanta Hawks por 83 a 80. Kevin Garnett foi o principal responsável pelo triunfo ao ser o cestinha da partida com 28 pontos, obter 14 rebotes, dar cinco tocos e roubar três bolas.

Este foi o quinto ano consecutivo que o Celitcs se classificou para as semifinais da Conferência Leste da NBA. E a equipe terá a vantagem de mandante por ter feito campanha melhor do que o 76ers na temporada regular.

Josh Smith anotou 18 pontos para o Hawks, enquanto Al Horford, que marcou 15 pontos, errou um lance livre que empataria a partida em 81 a 81 nos instantes finais do último período.

A definição do duelo entre Denver Nuggets e Los Angeles Lakers, válido pela primeira rodada dos playoffs da Conferência Oeste, fiou para o sétimo jogo. Na noite de quinta-feira, o Nuggets conseguiu provocar a realização do decisivo duelo ao empatar a série em 3 a 3 com a vitória por 113 a 96, em casa.

O sétimo jogo está marcado para sábado e o Nuggets entrará em quadra embalado após empatar uma série em que perdia por 3 a 1. Ty Lawson foi o cestinha da partida com 32 pontos e ainda deu seis assistências. Já Keneth Faried somou 15 pontos e 11 rebotes para o Denver.

O astro Kobe Bryant, mesmo com problemas estomacais, liderou o Lakers ao marcar 31 pontos. Já Andrew Bynum obteve 16 rebotes e fez 11 pontos, mas não conseguiu evitar a derrota.

Nesta sexta-feira, será disputada apenas uma partida pelos playoffs. O Los Angeles Clippers, que lidera a série por 3 a 2, recebe o Memphis Grizzlies e avançará em caso de vitória.