O Pinheiros/Sky entrou em quadra nesta quarta-feira, pelo Novo Basquete Brasil (NBB), com uma dura missão: enfrentar o São José/Unimed/Vinac, atual campeão paulista, fora de casa. Mas a equipe da capital não se intimidou. Em jogo adiado, válido ainda pela oitava rodada do NBB, o Pinheiros superou o favoritismo dos anfitriões e venceu por 100 a 79, fechando a sua participação no primeiro turno da competição com vitória.

O resultado deixou o Pinheiros com sete vitórias em 13 partidas disputadas, na sexta posição da tabela. Já o São José, apesar do recente título no Campeonato Paulista, soma agora quatro derrotas consecutivas pelo NBB. Mesmo assim, o time ainda tem três jogos a menos, acumulando até agora três triunfos em dez confrontos.

Em São José dos Campos, o time da casa foi superado pelo Pinheiros logo no primeiro quarto. Depois de vencer o período inicial por 25 a 17, a equipe da capital levou uma vantagem de dez pontos para o intervalo. Desta forma, não teve dificuldades para manter o ritmo nos quartos finais e assegurar a importante vitória.

O principal destaque do Pinheiros foi o norte-americano Shamell. O ala terminou como cestinha da partida, com 31 pontos. Brewer, outro jogador dos Estados Unidos, também se destacou pelos visitantes. Ele anotou 16 pontos e nove assistências. Além disso, o pivô Olivinha contribuiu com mais 19 pontos.

Para o técnico Cláudio Mortari, o conjunto fez a diferença no jogo. “Foi uma das melhores partidas que o Pinheiros fez no NBB até aqui e sabíamos que seria preciso apresentar um basquete de alto nível para vencer o campeão paulista em sua casa. Hoje (quarta-feira) conseguimos acertar a defesa, fomos muito bem, e destaco o conjunto em quadra”, disse o treinador.

Agora, o Pinheiros volta à quadra nesta sexta-feira pelo NBB, quando estreia no segundo turno da competição encarando o líder isolado Universo/BRB/Financeira Brasília, fora de casa. No mesmo dia, o São José vai a Vila Velha encarar o lanterna Saldanha da Gama.