Ao contrário do que sempre acontece antes da realização de clássicos ou jogos decisivos, a Polícia Militar do Paraná não se reuniu com representantes das torcidas organizadas do Atlético e do Coritiba para falar sobre o esquema de segurança para a partida. Neste domingo (1º), o Coritiba recebe o Atlético no Couto Pereira a partir das 16h, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paranaense de 2018.

Segundo informações da PM, não houve tempo hábil para a reunião devido à mobilização da corporação por conta da vinda do ex-presidente Lula a Curitiba, no último dia 28. O feriado de Páscoa também inviabilizou o encontro para que fossem definidas as estratégias de segurança envolvendo o jogo.

Mesmo esquema

Porém, a PM garantiu que todos os batalhões de Curitiba vão auxiliar na ação de segurança no Atletiba. Além disso, o esquema montado será praticamente igual ao do último clássico entre os dois times, realizado do dia 4 de fevereiro. Portanto, haverá um grande efetivo de policiais em toda a cidade em função do clássico.

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) fica responsável pelo patrulhamento nas proximidades do estádio. Já o Regimento de Polícia Montada (RPMon) dará apoio na área externa do estádio. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) cuidará os bloqueios para orientar o trânsito e limitar o acesso de veículos nas ruas em que passarem as delegações e torcidas.

Já as equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 12º, 13º, 20º e 23º BPM também estarão exercendo atividades de apoio. A Guarda Municipal também estará presente com equipes nos locais de maior aglomeração de pessoas, nos eixos de transporte e estações tubo, com apoio da PM.

O Juizado Especial Criminal (Jecrim), o Ministério Público e a Polícia Civil também farão parte da operação de segurança.

Para evitar confrontos nos transportes públicos, a orientação é para que os torcedores que utilizam os ônibus sigam os horários estipulados para cada torcida: enquanto os atleticanos devem se deslocar até às 13h, os coxa-brancas devem começar a utilizar o serviço após às 14h.