A 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro confirmou o domínio dos paulistas e a preocupante queda dos times cariocas.

A Ponte Preta derrotou o Fluminense por 2 a 1, no Moisés Lucarelli, manteve-se na liderança da competição e despediu-se do técnico Vadão com grande festa em Campinas. O treinador recebeu boa proposta do futebol japonês, onde vai trabalhar no restante do ano. Entre os seis melhores times do Brasileirão aparecem quatro clubes de São Paulo: Ponte, Corinthians, Santos e São Caetano.

O Corinthians, apesar dos desfalques, não precisou brilhar para fazer 3 a 2 no Vasco, em pleno São Januário. Foi a quarta vitória seguida do time do técnico Márcio Bittencourt, que surge como um dos favoritos à conquista do título. O Corinthians é o terceiro colocado, com 28 pontos, mesmo aproveitamento do Internacional-RS, que venceu o Paysandu por 2 a 1 e leva vantagem no saldo de gols.

O Santos não foi bem, perdeu do Cruzeiro em Belo Horizonte por 3 a 2, mas segue na quinta colocação, com 24. Por outro lado, o São Caetano, que não começou o Brasileiro tão bem, dá sinais de recuperação. Venceu o São Paulo no sábado por 1 a 0 no Morumbi, e já figura no sexto lugar.

Quem também vem subindo é o Palmeiras. O time alcançou o segundo triunfo seguindo, ontem, ao bater o Atlético-MG por 1 a 0, no Palestra Itália. Foi a segunda partida sob o comando do técnico Emerson Leão, que dirigiu a equipe pela primeira vez em casa.

Os cariocas, em compensação, vêm sofrendo demais na competição. A derrota para o Corinthians manteve o Vasco na zona de rebaixamento, com apenas 12 pontos em 14 jogos. O Flamengo, também com 12 pontos, é um dos piores. A equipe da Gávea caiu diante do Coritiba, em Curitiba, por 3 a 2.

Os times do Rio que aparecem na parte de cima da tabela também não tiveram motivos para comemorar no fim de semana. O Botafogo deixou escapar 2 pontos no sábado, ao empatar com o Brasiliense, no Rio, por 1 a 1. E o Fluminense, que até poucas semanas atrás era apontado como um dos principais candidatos ao título, vem sofrendo considerável queda. A equipe foi derrotada pela Ponte Preta e caiu para a oitava posição.

Os times voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no meio de semana, para a disputa da 15.ª rodada.