Os quatro jogos que abriram, nesta sexta-feira, a 19.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B foram suficientes para praticamente definir as duas pontas da tabela de classificação. Tanto o G-4, o grupo de acesso, como a zona de rebaixamento estão alinhadas mesmo antes do término da rodada, que terá seis jogos no sábado. O principal destaque ficou para a virada da Ponte Preta sobre o América-MG, por 3 a 1, em Sete Lagoas. O time paulista se igualou ao Figueirense, com 35 pontos, mas fica na vice-liderança pelo saldo de gols: 23 a 11.

Além deles, Coritiba e Bahia completam o G-4, a zona de acesso ao término deste primeiro turno. O Bahia pode perder a vaga para a Portuguesa, que neste sábado recebe o Sport. Por outro lado, estão definidos os últimos quatro colocados, podendo ocorrer apenas mudanças de posições. Estariam rebaixados à Série C: Ipatinga, América-RN, Vila Nova e Santo André.

Em Minas Gerais, o América saiu na frente com Fábio Júnior, mas levou a virada no segundo tempo com gols de William, Ivo e Naldo. O time mineiro fica com 30 pontos, em sexto lugar, saindo do G-4.

Em Salvador, o Bahia desperdiçou a chance de se reabilitar ao empatar com o Bragantino por 1 a 1, no estádio de Pituaçu. Saiu na frente com Jael, de cabeça, mas levou o empate com Rodriguinho, também de cabeça. O time de Bragança Paulista, com 22 pontos, subiu para a 15.ª posição e terminará a rodada fora da zona de degola.

Nos Aflitos, no Recife, o Náutico sofreu mas venceu o Santo André por 1 a 0, com gol de Bruno Veiga. Este resultado quebrou um jejum de quatro jogos sem vitória dos pernambucanos, agora com 31 pontos, em quinto lugar. O Santo André se manteve com 20 pontos, mas ainda em 17.º lugar, na zona de rebaixamento.

No ABC paulista, o São Caetano sofreu um novo tropeço ao cair diante do Vila Nova por 2 a 1. Nos últimos 15 pontos disputados, o time da casa somou apenas um ponto e isso deve determinar a queda do técnico Sérgio Guedes. O São Caetano continua com 28 pontos, em oitavo lugar. A equipe goiana conquistou a sua terceira vitória consecutiva, atingindo os 17 pontos, ainda em 18.º lugar. Os gols foram anotados por Roni e Bruno Lopes, com Fernandes diminuindo para os mandantes.

Outras seis partidas encerram a rodada no sábado. O líder Figueirense estará em campo, enfrentando o Paraná, às 15h50, no estádio Durival de Britto, em Curitiba.

Confira a 19.ª rodada da Série B:

Sexta-feira

São Caetano 1 x 2 Vila Nova

Náutico 1 x 0 Santo André

Bahia 1 x 1 Bragantino

América-MG 1 x 3 Ponte Preta

Sábado

15h50

Portuguesa x Sport

Guaratinguetá x Coritiba

Paraná x Figueirense

16h10

Brasiliense x América-RN

ASA x Duque de Caxias

21 horas

Icasa x Ipatinga