Em situação complicada nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2010, a seleção de Portugal venceu a África do Sul por 2 a 0 em amistoso disputado em Lausanne, na Suíça. O técnico Carlos Queiroz aproveitou a oportunidade para fazer vários testes em Portugal, como a escalação do zagueiro Pepe, do Real Madrid, no meio-de-campo. Cristiano Ronaldo ficou no banco de reservas e só entrou durante a segunda etapa.

Superior no primeiro tempo, a seleção portuguesa abriu o placar logo aos quatro minutos, com Bruno Alves, de cabeça, após cobrança de escanteio. A equipe definiu o duelo logo no início da etapa final, em mais um escanteio. Aos 11 minutos, o sul-africano Twala cabeceou contra a própria meta e deu a vitória aos portugueses.

Portugal está em terceiro lugar no Grupo 1 das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2010 com seis pontos, quatro atrás dos líderes Dinamarca e Hungria. O primeiro colocado de cada chave se classifica para o Mundial na África do Sul e os oito melhores segundos colocados dos nove grupos disputam as quatro vagas restantes ao futebol europeu em uma repescagem.