Com a presença de três clubes paulistas e dois jogos, foi aberta nesta terça-feira a 29.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Em Mogi Mirim, Portuguesa e São Caetano empataram por 1 a 1, patinando na luta pelo acesso. Em Goiânia, o Bragantino surpreendeu o Vila Nova, venceu por 2 a 1 e está quase fora da ameaça do rebaixamento.

O empate no estádio João Paulo II foi ruim para os dois times, que mantiveram suas posições na tabela de classificação. A Portuguesa, que vinha de duas vitórias seguidas, continua em sexto lugar, com 45 pontos, enquanto o São Caetano tem 42, em sétimo.

O jogo foi equilibrado e com resultado justo. No segundo tempo aconteceram cinco expulsões, três para o lado da Lusa. Os gols também saíram no final. O clube do ABC paulista marcou com Roger e a Portuguesa empatou com Kempes.

No estádio Serra Dourada, o Bragantino voltou a vencer depois de dois jogos de jejum. Para tanto, contou com a ajuda de Flávio, que marcou contra, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, nos contragolpes, o Bragantino ampliou com João Paulo. O Vila Nova diminuiu com Ray, de falta, nos acréscimos.

A vitória em Goiânia deixou o time de Bragança Paulista com 40 pontos, em oitavo lugar. A equipe goiana, com 36, está na 12.ª colocação e ainda ameaçada pelo rebaixamento à Série C.

A 29.ª rodada prevê ainda quatro jogos na próxima sexta-feira e outros quatro no sábado. Caso a competição terminasse agora estariam qualificados para disputar a Série A, em 2010: Vasco (56 pontos), Guarani (53), Atlético Goianiense (50) e Ceará (50). Por outro lado, estariam rebaixados para a Série C: Campinense (27 pontos), América-RN (29), Fortaleza (29) e Bahia (31).

Confira a 29.ª rodada da Série B:

Terça-feira

Portuguesa 1 x 1 São Caetano

Vila Nova 1 x 2 Bragantino

Sexta-feira

21 horas

Paraná x Atlético-GO

ABC x Ceará

Bahia x América-RN

Duque de Caxias x Ipatinga

Sábado

16h10

Ponte Preta x Vasco

Brasiliense x Guarani

Fortaleza x Figueirense

21 horas

Juventude x Campinense