Hoje é um dia decisivo para as seleções de Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal nas Eliminatórias da Eurocopa de 2008. Em terceiro lugar nos seus grupos, essas quatro seleções precisam vencer se quiserem manter boas chances de classificação.

Depois do empate por 0 a 0 com a França, sábado, em Milão, a Itália joga pressionada contra a Ucrânia, em Kiev. A seleção italiana tem 17 pontos no Grupo B, enquanto a liderança é da França, que tem 19 pontos e joga em casa contra a Escócia, a segunda colocada com 18 pontos.

O volante Gattuso está suspenso e desfalca a Itália. Já a Ucrânia, com uma partida a menos, está em quarto lugar no grupo, com 13 pontos, ainda com chances de título.

Pelo Grupo A, Portugal também joga com a corda no pescoço. Com 16 pontos, a seleção dirigida pelo técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari recebe a Sérvia, que está um ponto atrás.

Os portugueses vêm de um empate em casa contra a líder Polônia, que tem 20 pontos e um jogo a mais. Já a Finlândia, segunda colocada, tem 18 pontos e o mesmo número de jogos dos poloneses.

"No início da competição projetamos o número de pontos que nos daria a classificação, mas em cada partida encontramos mais dificuldade do que imaginávamos. Agora cada jogo é de vida ou morte. Mata-mata", disse Felipão.

São quatro seleções brigando por duas vagas nesse Grupo A. Portugal ainda fará cinco partidas, sendo três em casa e duas fora. Polônia e Finlândia também se enfrentam hoje, em Helsinque.

Em terceiro lugar no Grupo E, a Inglaterra enfrenta a segunda colocada Rússia, no Estádio de Wembley, em Londres. Um ponto separa as duas seleções (18 a 17), que estão atrás da Croácia, líder da chave com 20 pontos.

Pelo Grupo F, a Espanha recebe a Letônia de olho no resultado de Irlanda do Norte x Islândia, jogo que acontece em Reikjavik, capital islandesa. Os espanhóis estão com os mesmos 16 pontos dos norte-irlandeses, mas levam desvantagem no confronto direto – enquanto isso, a liderança da chave é da Suécia, que tem 19 pontos e folga na rodada.

Os jogos de hoje pelas Eliminatórias:

Grupo A

Casaquistão x Bélgica

Finlândia x Polônia

Portugal x Sérvia

Grupo B

França x Escócia

Lituânia x Ilhas Faroe

Ucrânia x Itália

Grupo C

Bósnia x Moldávia

Noruega x Grécia

Turquia x Hungria

Grupo D

Chipre x San Marino

Eslováquia x País de Gales

República Checa x Irlanda

Grupo E

Andorra x Croácia

Inglaterra x Rússia

Macedônia x Estônia

Grupo F

Dinamarca x Liechtenstein

Espanha x Letônia

Islândia x Irlanda do Norte

Grupo G

Albânia x Holanda

Bulgária x Luxemburgo

Eslovênia x Bielo-Rússia