O Santos nem de longe mostrou na noite desta sexta-feira o futebol vistoso que encantou a todos no primeiro semestre. Mesmo com uma equipe considerada titular, o time do técnico Dorival Júnior pouco fez para evitar o empate sem gols com o XV de Piracicaba, em amistoso disputado na casa do adversário, no Estádio Barão de Serra Negra.

Para o último teste antes da volta do Campeonato Brasileiro, Dorival não pôde contar com três titulares. Além do meia Paulo Henrique Ganso, que se recupera de uma astroscopia, e o lateral-esquerdo Léo, lesionado, Robinho não ficou à disposição. O atacante da seleção brasileira ganhou folga após o retorno da Copa do Mundo da África do Sul.

Sem os jogadores, Dorival escalou a sua força máxima. Rafael foi mantido no gol, com Felipe na reserva, Alex Sandro entrou na lateral esquerda e Madson ganhou a vaga no meio de campo, enquanto André e Neymar formaram a dupla de ataque. No entanto, o experiente Marquinhos sentiu dores musculares e foi substituído por Alan Patrick logo aos 20 minutos de jogo.

O meia fez falta à equipe, que teve dificuldades para criar chances reais de gol. No primeiro tempo, as melhores oportunidades foram com Neymar, Wesley e Madson, este último em cobrança de falta, mas todos erraram o gol do XV. A equipe de Piracicaba, por sua vez, também chegou a ameaçar o gol santista.

No segundo tempo, Dorival decidiu fazer testes e realizou mais oito mudanças. O time que havia começado o jogo – com Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley, Marquinhos e Madson; André e Neymar – foi desfigurado e terminou a partida assim: Felipe, Danilo, Bruno Aguiar, Edu Dracena e Maranhão; Jeferson, Breitner, Alan Patrick e Zé Love; Neymar e Marcel.

As alterações provocaram certa melhora no Santos, mas o amistoso ficou mesmo sem gols. Já no fim da partida, depois que o XV de Piracicaba também havia criado chances para marcar, os santistas reclamaram um pênalti não marcado em Neymar.

O Santos agora foca a sua preparação no clássico que marcará o reinício do Brasileirão. Na próxima quarta-feira, o time encara o Palmeiras no Pacaembu. Robinho e Santos já estão de fora do confronto para recuperarem a melhor forma física. Já Léo segue como dúvida.