Zurique – O Brasil terá que ir para sua concentração na Suíça antes da Copa do Mundo já com o grupo definido. Ontem, a Fifa estabeleceu que as seleções terão até o dia 15 de maio para apresentar suas listas definitivas com os 23 jogadores que levarão para o Mundial da Alemanha, que começa em junho.

Vários técnicos, entre eles Carlos Alberto Parreira, indicaram à Fifa que gostaria que a data fosse adiada para o dia 30 de maio, o que daria mais tempo para recuperar eventuais atletas contundidos, como Cafu, ou dúvidas sobre o rendimento de um ou outro jogador. O lobby, porém, não deu resultados e a entidade máxima do futebol manteve a data inicial para todas as 32 seleções.

Segundo a Fifa, o objetivo de manter a data é a de garantir que atletas que irão a Copa possam estar em forma para o mundial. Em 2002, para a Copa do Japão, várias equipes como a França, Itália e Argentina argumentaram que seus principais jogadores estavam exaustos em razão das competições que participaram com seus clubes durante o ano.

A seleção iniciará seus treinamentos no dia 20 de maio em Weggis e, durante sua preparação, até o dia 4 de junho, fará dois amistosos.