O prefeito Luciano Ducci e o governador do Paraná Beto Richa assinaram, na manhã desta terça-feira, no Museu Oscar Niemeyer, o termo de convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização das Olimpíadas Escolares em Curitiba. Maior evento esportivo nacional da categoria, a competição acontecerá pela primeira vez na capital paranaense no mês de dezembro e contará com a participação de aproximadamente 5 mil atletas entre 15 a 17 anos.

“Em todo o país, serão dois milhões de jovens competindo para estar entre os cinco mil atletas que disputarão os jogos em Curitiba”, disse Luciano Ducci. “Além de incentivar a prática esportiva e a revelação de novos atletas, a realização das Olimpíadas Escolares demonstra a capacidade de Curitiba para receber grandes eventos esportivos, movimentando a economia e o turismo da cidade”.

Cerca de 350 pessoas participaram do lançamento das Olimpíadas Escolares, que acontecerão entre os dias 2 e 12 de dezembro e contarão com equipes de 27 estados, além de comissões do Distrito Federal e Curitiba.

Parceria – O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, ressaltou a importância do trabalho em parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado para o desenvolvimento de políticas públicas para o esporte. “A realização das Olimpíadas Escolares em Curitiba é o resultado dos esforços conjuntos dos órgãos governamentais e sociedade civil, que reconhecem a importância do esporte para o desenvolvimento físico e saudável da população.”

Curitiba Olímpica – Durante o evento também foi realizado o lançamento do Curitiba Olímpica, política pública de esporte que visa trabalhar o desenvolvimento de novos atletas locais, desde a introdução à prática esportiva até treinos especializados para prepará-los para esportes de rendimento.

“O Curitiba Olímpica irá atuar de maneira articuladora com todas as entidades e órgãos públicos que atuam com o esporte em Curitiba. A meta é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e revelação de novos atletas.