A prefeitura do Rio organizou, nesta sexta-feira, uma cerimônia para celebrar a marca de exatos cinco anos restantes para a abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na capital fluminense. No evento, que contou com a presença do presidente do COB e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o prefeito Eduardo Paes garantiu que não há atrasos no cronograma de obras por parte do poder municipal. Pelo contrário.

“Todos os prazos da prefeitura estão com pelo menos um ano de antecedência. As Olimpíadas mostram uma nova cidade, que pode estabelecer metas, objetivos claros e cumpri-los. Conquistar o direito de sediar esse evento fez com que o Rio de Janeiro mudasse de patamar”, afirmou Paes.

O prefeito também deu posse à economista Maria Silvia Bastos Marques como presidente da Empresa Olímpica Municipal, que absorverá a estrutura do Instituto Rio2014/2016, implantado em abril do ano passado. Ela será responsável por coordenar a execução dos projetos municipais voltados para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Doutora em economia, Maria Silvia Bastos Marques já foi presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e diretora financeira e de planejamento do BNDES. Ela falou sobre o novo desafio: “Pude presenciar a participação do público nas Olimpíadas de Sidney e acho que devemos ter o desejo de fazer o mesmo aqui, de vestir a camisa”.