A Prefeitura entregará até novembro nove academias de ginásticas ao ar livre. Os novos equipamentos serão implantados em praças e parques nos bairros Alto Boqueirão, Cajuru, CIC, Rebouças, Pinheirinho, Portão, Sitío Cercado, Santa Felicidade e Tingüi. “Estas academias vão permitir que as pessoas possam praticar esporte, melhorando a qualidade de vida”, afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin.

As academias ao ar livre de Curitiba seguirão o mesmo modelo das adotadas em Maringá e Brasília. Serão implantadas em uma plataforma de cimento de 150 metros quadrados.

Em cada local, um instrutor de educação física ensinará as pessoas a fazer os exercícios. Cada um dos equipamentos permitirá prática de exercícios para diferentes grupos musculares, melhorando a mobilidade das articulações e membros inferiores, flexibilidade e a coordenação motora, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória.

As primeiras praças e parques a receber a academia serão a Menonitas, Eucaliptos, Ouvidor Pardinho, Semeador, Avelino Vieira, Nossa Senhora da Luz, Peladeiro, Arthur Bernardes e Antônio Bertoli, além da Rua da Cidadania do Pinheirinho.

Para implantar as praças, a Secretaria Municipal da Saúde está finalizando a licitação para a construção das plataformas. Depois, a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer vai comprar os equipamentos.